NA BOLSA DE TURISMO DE LISBOA (BTL)
Belmonte dá a conhecer as potencialidades
O Concelho de Belmonte participou na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que decorreu de 12 a 16 de março, na Feira Internacional de Lisboa (FIL).
A presença foi assegurada através de um espaço concebido e promovido pela Câmara de Belmonte e pela Empresa Municipal de Promoção e Desenvolvimento Social do Concelho de Belmonte (EMPDS), que contou com a presença do presidente da autarquia, António Rocha, ao longo dos cinco dias do certame.
Nesses dias António Rocha desenvolveu diversos contactos institucionais e assinou um pré-acordo de geminação com o prefeito Eugénio José Zuliani, do município brasileiro de Olímpia, Estado de São Paulo. Acordo que agora tem que ser ratificado pelo executivo e pela Assembleia Municipal.
Para além disso, foram ainda celebrados diversos acordos de âmbito social e, sobretudo, cultural.
Nesta participação de Belmonte na BTL é de destacar a inauguração de um stand novo, que destaca dois ex-libris do Concelho, que são Centum Cellas e o Castelo de Belmonte, mas evoca também a Comunidade Judaica com o Candelabro ou Menorá.
Belmonte também marcou presença no espaço da associação das Aldeias Históricas de Portugal, sedeada em Belmonte, que organizou no palco principal da Feira um desfile de moda das Aldeias Históricas, com a coleção Miguel Gigante, com peças de burel confecionadas em Belmonte.
No auditório da FIL foi ainda apresentada oficialmente a Feira Medieval de Belmonte.
O ator Pepe Rapazote, da telenovela Bem-vindos a Beirais, foi outra das atracões do stand de Belmonte num dos dias do certame.
Durante os cinco dias da BTL estabeleceram-se igualmente contactos com programadores e operadores turísticos, no sentido de os sensi- bilizar para a centralidade de Belmonte como destino turísticos, mas também como centro difusor de roteiros nas componentes histórica e patrimonial, de aventura, paisagística, ambiental e gastronómica.
Neste contexto destacou-se que Belmonte é a sede de uma comunidade judaica, de características singulares no Mundo, que resistiu ao longo dos séculos, apesar das perseguições e da Inquisição, bem como o facto de ser a terra natal de Pedro Álvares Cabral, o achador do Brasil em 1500.
António Rocha revelou ficar satisfeito com os resultados obtidos pela presença de Belmonte na BTL e salientou “a importância do turismo para Belmonte, como a grande indústria do Século XXI merecia este investimento na FIL que foi um encontro dinamizador de vontades”.
Acrescentou que “foi possível conversar com os hotéis da região, com os operadores turísticos, com empresas de animação, foram reforçados laços institucionais, pois em poucos dias foi uma agenda de reuniões intensa, mas os resultados esperados auguram êxito nos objetivos pretendidos”.
António Rocha confessou ter ficado “deslumbrado” com o desfile de moda em burel das Aldeias Históricas e defendeu que “é urgente apoiar e reforçar o trabalho das Aldeias Históricas, instituição sedeada em Belmonte e que tem dinamizado postos de trabalho e atraído turistas”.
Para além disso, segundo o autarca, nos dois dias do fim de semana, 15 e 16 de março, que forma mais de contacto com o público, foi possível esclarecer que “Belmonte não está no Alentejo como a TVI induz através da sua telenovela, mas também é certo que essa novela trouxe notoriedade ao nome e é preciso agora encontrar uma estratégia para reverter essa publicidade a nosso favor, atraindo mais turistas para Belmonte, vila histórica da Beira”.