28 maio 2014

INICIATIVA DA COMUNIDADE INTERMUNICIPAL DA BEIRA BAIXA
Jovens do 2º e 3º Ciclos apresentam ideias empreendedoras

O centro cívico de Castelo Branco acolheu, na manhã de sexta-feira, a Feira de Empreendedorismo Júnior e Expo Empresas, dinamizadas pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB), no âmbito do trabalho desenvolvido com as escolas dos concelhos que a integram.
A iniciativa envolveu alunos do 2º e 3º ciclos com a CIMBB a adiantar que esta segunda edição lhe “permitiu e às escolas da Beira Baixa, envolverem um conjunto de cerca de 54 professores numa ação de capacitação para o empreendedorismo de aproximadamente 800 alunos dos 2º e 3º ciclos, Ensino Secundário e Profissional”, acrescentando que “permitiu também, a estas instituições, conhecerem-se e a dar início a uma relação que se pretende que seja profícua, duradoura e resulte no estímulo empreendedor nos mais jovens, pois entendemos, que as melhores ideias, começam nas escolas”.
Com esta iniciativa várias escolas dos concelhos da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa apresentaram as suas ideias de negócio, dentro do tema: Desenvolvimento Regional, concretizando os conhecimentos adquiridos sobre empreendedorismo ao longo do ano, nas escolas, com os seus professores.
Por isso, na abertura do programa, o secretário executivo da CIMBB, Joaquim Morão, começou por “agradecer a todas as escolas, que durante estes meses desenvolveram este trabalho de empreendedorismo”.
Joaquim Morão realçou que “é muito importante preparar os jovens para o que é o futuro”, bem como “motivar as pessoas para serem criativas”, porque, defende, “o futuro é isso, é a criatividade”.
Motivos que o levam a concluir que “é bom que os professores incutam isso nos jovens”, realçando que neste caso aconteceu com 800 alunos de nove agrupamentos de escolas.
A iniciativa terminou ao início da tarde, com a entrega de prémios, sendo que no 2º Ciclo o terceiro lugar foi, ex-aequo, para os projetos Oleirosdronho, do Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade, de Oleiros, e Cortiçarte, da Escola Faria de Vasconcelos, do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, de Castelo Branco. O segundo lugar foi conquistado pelo projeto Oiro de Ródão, do Agrupamento de Escolas de Vila Velha de Ródão.
O primeiro lugar do pódio foi, ex-aequo, para o projeto Azeite o fruto da nossa terra, do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches, de Penamacor; e para Empreender, incluir e vencer, da Escola de São Vicente da Beira, do Agrupamento de Escolas José Sanches de Alcains e São Vicente da Beira, que assim ganharam uma viagem à Kidzania. Quanto ao 3º Ciclo, o terceiro lugar foi alcançado, ex-aequo, pelos projetos Penoliva, do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches, de Penamacor, e Impressora de Sorrisos, da Escola Cidade de Castelo Branco, do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares.
CulTurismo foi o projeto do Agrupamento de Escolas de Vila Velha de Ródão que arrecadou o segundo lugar.
A vitória foi conquistada pelo projeto Sabores com história, da Escola Cidade de Castelo Branco, do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, que assim ganhou uma viagem ao Turismo Industrial, em São João da Madeira.
Entretanto, hoje, quarta-feira, entre as 14h30 e as 17 horas, no auditório do Centro de Empresas Inovadoras (CEI), em Castelo Branco, é a vez dos alunos dos ensinos Secundário e Profissional apresentarem as suas ideias de negócio.

28/05/2014
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video