28 maio 2014

MUSEU FRANCISCO TAVARES PROENÇA JÚNIOR RECEBE PRIMEIRA EDIÇÃO
Clássicos e cultura dão a conhecer a Região Centro

O Museu Francisco Tavares Proença Júnior, de Castelo Branco, recebe, sábado e domingo, a primeira edição do circuito Beira Serra. Clássicos do Centro. Por esses Museus fora…, que é uma iniciativa da Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC) e do Clube Automóvel do Centro que tem como objetivo, “no âmbito da Rede Museus no Centro, da DRCC, projetar a importância do património museal da Zona Centro e o património automóvel clássico, promovendo as regiões e os seus territórios, numa simbiose de interesses que visa captar mais e novos olhares sobre estas áreas, diversificando as atividades das organizações envolvidas, capitalizando mais visitantes e divulgando estes patrimónios”.
A iniciativa inclui como parceiros a Escuderia Castelo Branco (ECB), e as câmaras de Castelo Branco, Coimbra, Gouveia, Pampilhosa da Serra e Sertã.
Recorde-se, por outro lado, que a Rede de Museus do Centro da DRCC é constituída pelo Museu Francisco Tavares Proença Júnior, de Castelo Branco, que recebe a primeira edição da iniciativa, pelo Museu da Guarda, que no próximo ano receberá a segunda edição, pelo Museu da Cerâmica e pelo Museu José Malhoa, ambos de Caldas da Rainha, pelo Museu Dr. Joaquim Manso, da Nazaré, pelo Museu de Aveiro e pelo Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, de Coimbra.
No que se refere à primeira edição do Beira Serra. Clássicos do Centro. Por esses Museus fora… tem início sábado, às nove horas, com uma concentração no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra. Os participantes almoçam depois na Pampilhosa da Serra, estando prevista para as 17 horas a chegada a Castelo Branco, com uma passagem triunfal pela Avenida de Nuno Álvares, antes da chegada ao Museu Francisco Tavares Proença Júnior.
A partir das 18 horas é apresentado o projeto e as organizações intervenientes, sendo que às 18h30 é exibido o filme Circuito Beira Serra. Clássicos do Centro, Por esses Museus fora…
O programa continua com a exposição dos automóveis clássicos junto ao Museu e às 19h45 é inaugurada a mostra Clássicos para os mais pequenos, do Museu da Miniatura Automóvel, de Gouveia, com o dia a terminar com um jantar convívio.
Domingo, a partir das 10 horas decorrem atividades pedagógicas temáticas com crianças e para as 11 horas está marcada partida em caravana para a Avenida Nuno Álvares, com exibição dos clássicos e prova complementar. Depois do almoço, a caravana parte, estando prevista para as 18 horas a sua chegada à Sertã, onde terá lugar uma exibição dos automóveis clássicos e uma receção no Hotel Convento da Sertã.

CAACB demarca-se
dos Clássicos no Centro
Clube de Automóveis Antigos de Castelo Branco (CAACB) veio a público demarcar-se do projeto Beira Serra. Clássicos no Centro. Por esses Museus Fora…
Em nota enviada à Comunicação Social a coletividade explica que “apesar do seu objeto social, e de toda a atividade desenvolvida, exclusivamente dedicada ao automóvel antigo e clássico, não foi o CAACB o parceiro privilegiado na cidade de Castelo Branco pela Direção Regional da Cultura do Centro para integrar a organização do projeto Beira Serra. Clássicos no Centro. Por esses Museus Fora...“ e considera que a “DRCC optou, quiçá, por influências marginais ao institucionalmente pertinente e adequado, por integrar na organização do supracitado evento, um clube generalista dedicado ao desporto automóvel, atualmente, sem qualquer atividade ou ligação ao automóvel antigo e clássico”.
Revela que “já após o lançamento do projeto Beira Serra. Clássicos no Centro. Por esses Museus Fora…, o CAACB foi contactado por um responsável da DRCC, tendo sido este clube convidado a participar no mesmo” afirmando que “a direção do CAACB aceitou o repto, mas, impôs como condição sine qua non, expressa de forma inequívoca, que não aceitaria, sob nenhum pretexto, ou circunstância, ser subalternizado ou secundarizado em relação a nenhum dos outros clubes envolvidos no projeto, designadamente, no que se refere às atividades a desenvolver em Castelo Branco, na primeira etapa do projeto, em 2014, e, na segunda, em 2015”.
Tudo para realçar que “ao verificar que tal compromisso de princípio não terá sido respeitado pela Direção Regional de Cultura do Centro, a direção do CAACB decidiu demarcar-se em absoluto deste projeto, no presente, e no futuro próximo, apelando a todos os seus associados para que não participem no mesmo”.
É também avançado que “outro motivo que leva o CAACB a renunciar expressa, e convictamente, à participação neste projeto, tem também a ver com o facto de verificar que, apesar da Direção Regional de Cultura do Centro ser a entidade geradora e promotora do projeto, com um indesmentível interesse estratégico no mesmo, pouco ou nada contribui para a sua realização”.
Perante tudo isto, o CAACB adianta ainda que sábado e domingo se fará representar na Nisa Clássica, no 1º Encontro de Automóveis Antigos do Concelho de Proença-a-Nova e no 2º Encontro de Clássicos da Covilhã, sublinhando que estes são “eventos genuínos no mundo dos automóveis antigos, que merecem, sem dúvida, uma maior consideração por parte do Clube de Automóveis Antigos de Castelo Branco”.

28/05/2014
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video