DA AUTORIA DO ARTISTA PLÁSTICO ESPANHOL VÍKTOR FERRANDO
Planet Ferrovia convida para visita até dia 5 de abril
Planet Ferrovia Setor IX Via Lusitânea é a exposição do artista plástico espanhol Víktor Ferrando que está patente no Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco (CCCCB), até dia 5 de abril do próximo ano.
Trata-se de uma exposição que é exibida pela primeira vez em Portugal, depois de Víktor Ferrando a ter apresentado até final do passado mês de outubro, na Cidade das Artes e das Ciências, em Valência, Espanha.
Víktor Ferrando, que nasceu em outubro de 1968, em Calpe, já foi definido como escultor-soldador, uma faceta que está bem patente nesta mostra, que integra um conjunto de instalações, assim como esculturas de grandes dimensões, criadas, sobretudo, a partir de material ferroviário fora de circulação, o que, aliás, é uma imagem de marca do artista.
As obras em ferro e aço, que podem pesar milhares de quilos, representam os planetas Neptuno, Marte, Vénus, Plutão e Saturno e o seu satélite Titã, para além de outros temas
As obras de grandes dimensões estão instaladas no espaço envolvente do Centro de Cultura Contemporânea, encontrando-se as restantes no interior, onde os trabalhos expostos levam o visitante a um percurso entre o homem e o planeta. Um percurso no qual o planeta está quase sempre presente nas diversas abordagens, como a dicotomia entre o bem e o mal, o desafio à não-violência, a pobreza ou a fragilidade humana.
Planet Ferrovia Setor IX Via Lusitânea tem como comissária Guida Loureiro, que no dia da inauguração da exposição realçou que a mostra “nos desafia a pensar na ameaça do caos” e sublinhou que “se trata de uma exibição que é um verdadeiro desafio, não só aos adultos mas, acima de tudo, para as crianças e jovens”.