5 fevereiro 2014

PRODUTO VAI INTEGRAR PROJETO TERRAS DE IDANHA
Cerveja Templária produzida em Idanha

A cerveja artesanal Templária, produzida em Idanha-a-Nova, foi apresentada sábado, no Centro Cultural Raiano.
A cerveja foi desenvolvida por Gildo Fortes, que é licenciado em Marketing pela Escola Superior de Gestão (ESG) de Idanha-a-Nova, e por Paula Castela, na sequência de um trabalho de campo realizado durante visitas a várias feiras.
No ato de lançamento deste produto, produzido em Idanha-a-Nova, o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, adiantou que a cerveja Templária deverá integrar o projeto Terras de Idanha, marca registada pela autarquia, que engloba os produtos típicos do Concelho e os coloca à venda em mais de 200 lojas no País, no âmbito de uma estratégia de criação de circuitos de comercialização.
Gildo Fortes recorda que a ideia da produção da cerveja surgiu quando “verificámos que numa época em que o artesanato e a tradição têm alguma importância, a cerveja fabricada artesanalmente era um produto que faltava. Após alguma pesquisa, decidimos enveredar pela produção”. O empresário, que investiu numa especialização em mestre cervejeiro para apurar a receita, explica que o intuito foi, desde logo, associar o produto a Idanha-a-Nova. “O objetivo era que a cerveja se identificasse com a vila de Idanha-a-Nova e aqui se enraizasse”, pelo que “nada melhor que o nome Templária”, em homenagem às raízes históricas do Concelho. O próximo passo é a instalação da microcervejaria num espaço na Zona Industrial de Idanha-a-Nova, com o apoio da Câmara.
A produção e comercialização da cerveja Templária arrancam no segundo semestre deste ano e “numa primeira fase, o produto será vendido em feiras, e a partir daí veremos qual será a aceitação para, então, partirmos para a venda a restaurantes e outros espaços”, afirma Gildo Fortes. A Templária é da categoria pils e utiliza os quatro ingredientes essenciais de uma cerveja: água, malte, lúpulo e levedura. Mas o segredo do sabor, cor e aroma está na receita.

05/02/2014
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco
02/08 a 26/10
Barro e AlmaMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
01/10 a 09/10
Dia Internacional do IdosoConcelho de Penamacor
02/10 a 22/10
Aguarda ReferendoFundão e Castelo Branco
04/10
Dois dias para além do tempoCine-Teatro Avenida, Castelo Branco
07/10 a 11/10
Receção ao Caloiro Campus da Talagueira, Castelo Branco

Gala Troféus Gazeta Atletismo 2024

Castelo Branco nos Açores

Video