Em agenda

Interdito a Caes e Italianos
31/03

A Casa de Artes e Cultura do Tejo, em Vila Velha de Ródão, recebe, na próxima sexta-feira, 31 de março, às 21 horas, a exibição do filme Interdito a Cães e Italianos, coproduzido pela Ocidental Filmes, empresa sedeada no Concelho de Vila Velha de Ródão.
O filme, que foi o vencedor do prémio de melhor Longa-Metragem de Animação Europeia na 35.ª edição dos European Film Awards (Prémios do Cinema Europeu), que teve lugar em dezembro, em Reykjavik, na Islândia, foi realizado por Alain Ughetto e já recebeu vários prémios em festivais internacionais, como foi o caso do Grande Prémio BIAF, no Festival Internacional de Animação de Bucheon, na Coreia do Sul, ou o Prix du Jury e o Prix Fondation GAN à la Diffusion no Festival de Annecy .
A longa-metragem de animação em stop-motion conta o périplo de Luigi Ughetto, avô do realizador, que deixa Ughettera, no Norte da Itália, e atravessa os Alpes para procurar uma vida melhor em França, numa comovente história de família, aventura e emigração, que tem como pano de fundo a Itália na primeira metade do Século XX.
A película autobiográfica, que tem sido descrita como “um filme simples e franco que mostra a ligação do realizador com a sua família”, possuidor de “uma beleza subestimada”, resulta duma coprodução internacional que envolveu nove coprodutores de cinco países, que foram França, Itália, Suíça, Bélgica e Portugal. A Ocidental Filmes, que contou com o apoio do ICA, além de participar nas equipas de animação e compositing, foi responsável pela montagem e misturas de som, realizadas nos seus estúdios em Gavião de Ródão.

 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video