Ciclo de residencias
07/11
A Câmara de Castelo Branco, através da Fábrica da Criatividade, promove um ciclo artístico que tem como objetivo estimular a fusão musical, juntando dois artistas ou grupos em regime de residência artística. O resultado deste trabalho é apresentado num espetáculo final, onde o público é convidado a assistir à estreia das novas obras e ao diálogo entre universos musicais distintos.
Este ciclo de residências abre-se pela segunda vez a novas geografias, na próxima sexta-feira, 7 de novembro, no Centro Cultural de Alcains, onde se realiza-se a segunda sessão com a participação de uma artista de fora da região.
Monday, aka Catarina Falcão, desde 2014 a afirmar-se como uma figura de referência na cena musical alternativa, primeiro com as Golden Slumbers e mais recentemente em palco com Lena D’Água, junta-se a Grand Soul Granite, do Albicastrense Daniel Pires, músico e fundador dos Feet e Tree Valley.
A iniciativa tem a curadoria da Skud & Smarty Records e da agência Roma.
Monday “é reconhecida pela voz emotiva e envolvente, estética sonhadora e influências folk com uma sensibilidade pop, Catarina Falcão tem vindo, desde 2014, a afirmar-se como uma figura de referência na cena musical alternativa em Portugal, primeiro no projeto Golden Slumbers e depois a solo. Em 2018, lançou o seu primeiro álbum, One, sob o nome artístico Monday. Em 2020, surpreendeu com o EP Room for All, amplamente elogiado, figurando entre os melhores discos do ano para vários meios de comunicação. Já em 2024, revelou Underwater, feels like eternity, um álbum onírico de arranjos delicados. Catarina Falcão faz também parte da banda que acompanha Lena D’Água nos espetáculos ao vivo.
Grand Soul Granite “é o novo projeto de Daniel Pires, músico albicastrense e fundador de bandas como os Feet e Tree Valley. Com apenas um tema editado, na coletânea Super Castelo Branco Vol. II, prepara agora o lançamento do seu álbum de estreia. Grand Soul Granite nasce do silêncio e da simplicidade, cresce no contraste e procura na diferença uma identidade própria, feita de arestas e brilhos, como granito que guarda dentro de si uma força escondida”.