DURANTE VISITA À ESTRADA NACIONAL 2
Sertã e Vila de Rei apresentam reivindicações a Miguel Pinto Luz
O ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, visitou a Sertã, dia 23 de outubro, no âmbito da sua iniciativa de percorrer a Estrada Nacional 2 (EN2), entre Chaves e Faro. O ponto de encontro foi o marco quilométrico 345 da EN2, onde a comitiva foi recebida pelo presidente da Câmara da Sertã, Carlos Miranda, bem como por vereadores, membros da Assembleia Municipal e presidentes de junta de freguesia do Concelho.
O percurso pela EN2, com paragens em diversos municípios, tem como objetivo fazer a radiografia do Interior do País, conhecendo no terreno os problemas e as propostas ao nível de infraestruturas, mobilidade e habitação.
Durante a visita, Carlos Miranda reuniu com o ministro, para abordar a situação da Estrada Nacional 238 (EN238), entre outros assuntos, destacando a urgência de avançar com o processo, a começar pelo estudo prévio e, posteriormente, pelo projeto de execução e etapas seguintes. Miguel Pinto Luz comprometeu-se a agendar uma reunião de trabalho com os municípios da Sertã, Oleiros e Ferreira do Zêzere, para “abordar este tema com mais substância, para perceber os passos, projetos e custos e aquilo que podemos implementar”, sublinhando que “falta garantir a continuidade entre a Auto Estrada 13 (A13) e o Fundão”.
No mesmo dia, Miguel Pinto Luz, também visitou o Concelho de Vila de Rei.
O encontro teve início no Centro Geodésico de Portugal, onde o governante foi recebido pelo presidente da Câmara de Vila de Rei, Paulo César Luís, e pelo deputado Ricardo Aires.
Paulo César Luís apresentou algumas das reivindicações de Vila de Rei respeitantes à EN2, relacionadas nomeadamente com “as acessibilidades às aldeias de Silveira e Milriça, à Bica da Milriça e à Associação de Caça e Pesca de Vila de Rei, que abrangerá também o acesso ao novo heliporto, que se encontra já em fase de projeto”.
Durante a passagem pelo Concelho, Miguel Pinto Luz visitou o Museu de Geodesia, onde carimbou o passaporte da EN2 e provou o tradicional Bolo de Chocolate + Feio de Vila de Rei.
A visita incluiu ainda uma paragem junto ao marco que assinala o Ponto Central da Estrada Nacional 2, que se localiza no Concelho de Vila de Rei.
Paulo César Luís aproveitou ainda para entregar ao ministro uma pasta onde, para além das necessidades já referidas, apresentava também um pedido de resolução de constrangimentos na reabilitação da variante da EN2 entre Vila de Rei e Abrantes e a reabilitação, pavimentação e sinalização da Estrada Regional 348 (ER348), entre a Ponte do Zêzere e Vila de Rei.