01 julho 2015

Uma edição RVJ
Rogério Fernandes recordado em livro

A RVJ – Editores apresentou, dia 24 de junho, no Foyer do Cine-Teatro Avenida de Castelo Branco, o livro Rogério Fernandes – In Memoriam”.
A apresentação contou com a presença do presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia, que sublinhou a importância da obra, focando a sua intervenção sobre a estratégia cultural da autarquia, mas também sobre o processo de transferência de competências na área da educação para os municípios, que a Câmara de Castelo Branco recusou.
A obra, coordenada por João Ruivo e João Carrega, integra um conjunto de artigos de investigadores portugueses, espanhóis e brasileiros, que privaram de perto com Rogério Fernandes
João Ruivo aproveitou a ocasião para sublinhar que a obra é uma homenagem “a Rogério Fernandes”, a quem se referiu como um docente e investigador que fez parte do segundo Governo Provisório, no pós abril de 1974, sendo autor de uma vasta obra científica, e também literária. Recordou que foi uma voz fundamental na reflexão sobre os sistemas educativos e a formação de professores, tendo sido uma das principais referências para a construção do pensamento “de arranque” do movimento sindical dos professores, além de também ter sido jornalista.
João Carrega destacou a faceta de Rogério Fernandes, mas reforçou o facto de Castelo Branco ser “a cidade do Interior do País que mais obras tem editado, muito pelo empenho da autarquia albicastrense, dos autores e da aposta de editoras como a RVJ – Editores.

 

29/06/2015
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video