PARLAMENTO DOS JOVENS ENSINO SECUNDÁRIO
Escolas e deputados para a fase nacional estão eleitos
Os Serviços Descentralizados do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) de Castelo Branco receberam dia 2 deste mês a sessão distrital do Ensino Secundário do programa Parlamento dos Jovens.
Uma sessão em que foram eleitas as escolas e os deputados que vão representar o Círculo Eleitoral de Castelo Branco, na sessão nacional, que decorrerá dias 25 e 26 de maio, em Lisboa.
Na sessão estiveram presentes 16 escolas, com 48 deputados efetivos e 16 suplentes, sendo eleitas para repre- sentarem o Círculo de Castelo Branco na sessão nacional, a Escola Secundária Amato Lusitano, de Castelo Branco, com os deputados Luís Mota e Filipa Teles; a Escola Básica e Secundária Pedro Álvares Cabral, de Belmonte, com os deputados Miguel Gonçalves e Ana Gonçalves; e a Escola Secundária Quinta das Palmeiras, da Covilhã, com os deputados João Pais e João Rosa.
A Escola Profissional Agrícola Quinta da Lageosa e a Escola Secundária da Sertã foram eleitas como suplentes.
Foi ainda eleito como porta-voz do Círculo Eleitoral de Castelo Branco o deputado João Pais, da Escola Secundária Quinta das Palmeiras, da Covilhã.
O tema proposto em nome do Círculo Eleitoral de Castelo Branco à Comissão Parlamentar de Educação e Ciência para debate no próximo ano letivo foi Homossexualidade: Adoção.
Recorde-se que no Distrito de Castelo Branco o Parlamento dos Jovens envolveu em todas as suas fases 17 escolas, 358 alunos, 3.876 eleitores inscritos, 1.869 votantes, 31 listas e 67 turmas.
De referir, ainda, que a mesa da sessão de abertura contou com a presença do presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia; do deputado do Partido Social Democrata (PSD) do Círculo Eleitoral de Castelo Branco, na Assembleia da República, Carlos São Martinho; da representante da Direção Regional do Centro do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Alda Ferreira; da representante da Assembleia da República, Paula Faria; e do presidente da sessão, José Alberto Ferreira, da Escola Secundária Amato Lusitano, de Castelo Branco.
Já a mesa que conduziu a sessão distrital foi presidida por José Alberto Ferreira, da Escola Secundária Amato Lusitano, de Castelo Branco, que teve como vice-presidente Paloma da Silva Nunes, da Escola Secundária da Sertã, e como secretário Luís Diniz, da Escola Secundária Quinta das Palmeiras, da Covilhã.