DE 27 A 29 DESTE MÊS
Queijo volta a ser rei em Alcains
A 10ª edição da Feira do Queijo de Alcains decorre de 27 a 29 deste mês, no Largo de Santo António.
O certame foi apresentado ontem, terça-feira, com o presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia, a realçar que este surge no âmbito das feiras locais, sendo “esta a primeira deste ano”.
Luís Correia sublinhou que o “queijo é um produto que muito nos orgulha e que queremos continuar a valorizar”, acrescentando que “Alcains tem muita tradição neste produto”.
No que respeita à promoção, o autarca destaca que “também levamos os nossos queijos para a Feira de Serpa, onde foram muito bem recebidos, bem como para a Feira de Braga, num esforço de levar para fora da nossa região um dos nossos ícones”.
O programa da Feira foi dado a conhecer pela presidente da Junta de Freguesia de Alcains, Cristina Granada, que admite que em relação ao Queijo de Alcains “os produtores vão-se restringindo”, mas assegura que este setor “continua a dar emprego”.
O certame vai contar com 40 expositores, oito deles produtores de queijos, dos quais três de Alcains. Ao produto rei da Feira juntam-se outros como o enchido e o fumeiro, o mel, os bolos e os panificadores de caráter local, as adegas locais e os artesãos. O programa tem início sexta-feira, dia 27, sendo que nessa noite a animação musical será assegurada pelas bandas For Now e Contratempo, criada no interior da Associação recreativa e Cultural de Alcains (ARCA).
Sábado, dia 28, de manhã, realiza-se uma arruada com o grupo de percussão da ARCA.
Às nove horas o Moto Clube em parceria com a Junta organiza um passeio de motorizadas antigas, que tem início e fim na Feira.
A inauguração do certame está marcada para as 11 horas e na parte da tarde, às 16 horas, chega a música com os Cavaquinhos da Universidade Sénior Albicastrense (USALBI), enquanto à noite sobem ao palco as Concertinas da ARCA.
Domingo, dia 29, a partir das nove horas, a Associação Papa Léguas organiza o passeio pedestre Rota das Leiteiras.
À tarde atua o Rancho Folclórico da USALBI.
Cristina Granada destaca ainda que o Clube Desportivo de Alcains (CDA) é uma “associação indissociável da Feira, porque é um aliado desde a primeira hora”.