21 janeiro 2015

Proença recebeu jornadas onde foram apresentados cerca de 40 projetos
Cernas discute valorização do mundo rural na Região Centro

O Centro de Ciência Viva da Floresta em Proença-a-Nova, recebeu, dia 14 deste mês, as Jornadas do Centro de Estudos de Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade (CERNAS), onde foram apresentados cerca de 40 projetos para o desenvolvimento de uma plataforma para a valorização do setor agroindustrial e do mundo rural da Região Centro. Durante todo o dia, foram apresentados vários projetos de investigação em fase de preparação pelas escolas superiores agrárias de Castelo Branco (ESA) e de Coimbra, e o destaque foi para a área do agroalimentar, o ambiente, a floresta, a agricultura e a pecuária.
Além da apresentação do INOVCLUSTER e da sua importância para a Região, os intervenientes abordaram também a visão sobre a transferência do conhecimento entre centros de investigação e as empresas, tanto pelo lado do investigador, como pelo lado do empresário.
O presidente da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB), João Paulo Catarino, participou nas Jornadas, onde referiu que todas as soluções apresentadas para a substituição e compartimento do pinheiro bravo lhe parecem ideais.
Contudo, adiantou que aquilo que se tem verificado é que essa substituição é feita exclusivamente à custa do eucalipto.  “Não tendo nada contra esta cultura, a Região ficará muito mais pobre se substituirmos a zona de pinhal pela zona de eucaliptal”, disse.
O presidente da CIMBB referiu também que em relação ao problema da praga do nemátodo, considerada uma guerra perdida, o Estado não tem feito tudo o que pode.
Segundo João Paulo Catarino, o Estado devia ter envolvido “os gabinetes técnicos florestais dos municípios, a força especial de bombeiros, os bombeiros que compõem as Equipas de Intervenção Permanente das corporações que são pagas 50 por cento pelas autarquias e 50 por cento pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), e as câmaras no apoio logístico”.
No fundo, devia criar uma estrutura de missão para atacar um problema “tão grave” que pode representar a prazo o fim da principal espécie florestal, que tanto tem contribuído para a riqueza de uma parte significativa do território nacional, defendeu o presidente da CIMBB e da Câmara de Proença-a-Nova.
As jornadas CERNAS 2015 contaram com a participação de cerca de 75 participantes, que sublinharam a importância de fomentar a partilha e discussão do conhecimento gerado pelos diferentes centros de saber.
Só desta forma, o conhecimento pode ter uma aplicabilidade prática no desenvolvimento dos territórios.
Durante a iniciativa, surgiram ainda várias parcerias para a elaboração de propostas inovadoras, conducentes ao aumento da competitividade do mundo rural e das atividades aí instaladas, na Região Centro.

21/01/2015
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira
tituloNoticia
09/05 a 11/05
tituloNoticia
11/05
XIII Passeio  Pedestre  - Rota de S. MartinhoAssociação Juvenil Ribeiro das Perdizes, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video