5 de agosto 2015

Troféu Gazeta Atletismo 2015
Corridas em pista - parte 2

Foto Artigo 1 02 De Agosto BarreirasNo artigo da semana passada falamos sobre as corridas livres (e chamo livres às provas que não têm barreiras ou obstáculos). Esta semana vamos falar nas corridas de barreiras e nas corridas de obstáculos.
Nas corridas de barreiras, podemos ter as provas de 100 metros barreiras, 110 metros, 400 metros barreiras. Nestas provas, os atletas vão ter de transpor as barreiras, sendo que vão variar, de acordo com o escalão dos atletas, em quantidade, altura e distância entre elas. Por exemplo, os seniores masculinos, na prova de 110 metros barreiras, vão ter de transpor 10 barreiras, com uma altura de 1,067 metros, cuja distância da partida à primeira barreira é de 13,72 metros, e a distância da última barreira à meta é de 14,02 metros. A distância entre barreiras é de 9,14 metros. A partida é feita em blocos de partida, e a chegada é feita do mesmo modo das corridas livres, ou seja, considera-se que um atleta terminou a prova quando a parte mais avançada do seu tronco intersectar a linha de meta. A partida dos 110 metros barreiras é efetuada na reta da meta, sendo a sua partida colocada no troço de pista colocado atrás da partida dos 100 metros. Neste tipo de provas è habitual ver-se barreiras a tombar. Isso provoca a desclassificação do atleta? Depende. Se o derrube da barreira for sem intenção, o atleta não é desclassificado. Agora se os fiscais da prova entenderem que esse derrube foi intencional, de modo a que facilite a corrida do atleta, este atleta será desclassificado. Outro motivo de desclassificação poderá ser o transpor a barreira pelo seu lado de fora, sendo feito a um nível inferior ao da parte superior da barreira. As barreiras têm dois apoios que se prolongam na direção contrária à corrida do atleta (estes apoios não prejudicam a corrida do atleta). Nestes apoios existem pesos que fazem o contrapeso das barreiras.
As provas de Obstáculos podem ser de 2000 metros ou de 3000 metros. Existem 4 obstáculos, que ficam situados antes e depois de cada uma das curvas, e outros que é uma vala com água, situada no lado interior da curva existente antes da reta da meta. Esta vala com água tem um piso com inclinação, sendo a profundidade da mesma maior junto da barreira que existe imediatamente antes da vala. Estes obstáculos têm uma altura de 0,914 para homens e de 0,762 para as mulheres.
Neste tipo de provas, os atletas podem colocar o pé na parte superior do obstáculo de modo a auxiliar a sua transposição. As partidas são feitas de pé e a chegada funciona de modo idêntico às outras corridas de pista.
Existem ainda as provas de estafetas, das quais iremos falar no próximo artigo. A ilustrar este artigo, uma foto das barreiras colocadas para uma prova de 110 metros barreiras e a transposição da vala de água numa prova de obstáculos.

Manuel Geraldes

04/08/2015
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco
02/08 a 26/10
Barro e AlmaMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
06/08 a 14/09
O Vestido da minha vidaGaleria Municipal de Oleiros
06/08 a 30/08
Quando a Luz do Teu Corpo Me CegaSociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa
24/08
A Importância do Número NoveCasa da Cultura de Póvoa de Rio de Moinhos

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video