ACIDENTE DE VIAÇÃO A CAMINHO DE UM INCÊNDIO RURAL
Um bombeiro da Covilhã morreu quatro ficaram feridos
Um bombeiro da corporação da Covilhã morreu e quatro ficaram feridos, no passado domingo, 17 de agosto, depois da viatura em que se deslocavam se ter despistado, próximo da aldeia de São Francisco de Assis, no Concelho da Covilhã, a caminho de um incêndio rural, em Quinta do Campo, no Concelho do Fundão.
O alerta foi dado às 19h10 e para o local do acidente foram mobilizados 26 operacionais, apoiados por nove veículos a um meio aéreo, incluindo meios dos bombeiros voluntários da Covilhã e do Fundão, da Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) da Covilhã. O ferido mais grave foi transportado para o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, enquanto os restantes feridos foram transportados para o Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira
Na sequência do sucedido a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) apresentou condolências à família da Vítima mortal e desejou as melhoras dos feridos, sublinhando que “nunca será demais sublinhar o empenho, o altruísmo e o profissionalismo com que, diariamente, milhares de bombeiros em todo o País se dedicam, com coragem e entrega, à defesa das populações e da floresta contra incêndios”.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, também manifestou o seu pesar, em nota publicada na página da Presidência da República, na au se pode ler que “o Presidente da República acaba de saber da trágica morte de um bombeiro da Corporação da Covilhã, em acidente de viação, ocorrido em pleno serviço à comunidade no quadro do combate aos incêndios, onde ficaram também seriamente feridos dois outros camaradas seus. Todos eles depois de dez dias de ininterrupta doação sem limites de tempo e de espaço. Tal como tem sucedido com milhares de bombeiros em Portugal. O Presidente da República já transmitiu o seu profundo pesar solidário ao Comandante da Corporação e ao Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, pedindo-lhes que o fizessem chegar à família enlutada e às famílias que vivem a angústia do estado de saúde dos bombeiros feridos”.
De igual modo, o Primeiro Ministro, Luís Montenegro, afirmou que “recebi com profunda tristeza a notícia do trágico acidente que tirou a vida a um bombeiro” e apresentou as condolências à família da Vítima mortal.
Por seu lado, a Câmara da Covilhã, tornou público um voto de pesar e decretou três dias de luto municipal, entre a passada segunda-feira, 18 de agosto, e esta quarta-feira, 20 de agosto.
No voto de pesar a Câmara sublinha que “foi com profunda consternação e pesar que a Câmara da Covilhã tomou conhecimento do falecimento de um bombeiro da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Covilhã, vítima do despiste de um veículo de combate a incêndios, quando se deslocava para uma frente de fogo. Na sequência deste acidente, que ocorreu este domingo ao final do dia junto à Aldeia de São Francisco de Assis, ficaram ainda feridos mais quatro bombeiros, um dos quais com gravidade, que foram transportados para unidades hospitalares e aos quais o presidente da Câmara, Vítor Pereira, deseja uma rápida recuperação”.
É adiantado que “o presidente da Câmara da Covilhã decidiu decretar três dias de luto municipal, que será respeitado a partir desta segunda-feira”, sendo acrescentado que “neste momento de grande consternação e dor, o presidente da Câmara, em seu nome pessoal e de todo o executivo, expressa os mais sentidos pêsames à família, aos amigos, ao Corpo de Bombeiros Voluntários da Covilhã e a todos os bombeiros e agentes da proteção civil que continuam, neste preciso momento, a combater as frentes de fogo no Concelho da Covilhã e em todo o País. O Presidente da Câmara Municipal deixa igualmente um forte abraço de solidariedade ao presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros e ao Comandante da Corporação e neles a todos os bombeiros da Covilhã, agradecendo-lhes o empenho, dedicação e coragem com que enfrentam o perigo em prol dos Covilhanenses”.
O funeral realizou-se esta terça-feira, 19 de agosto.