Senhora do Loreto reúne mundo da aviação em Alcafozes
Alcafozes, no Concelho de Idanha-a-Nova, recebeu, entre 28 e 31 de agosto, as tradicionais festas em honra de Nossa Senhora do Loreto, que é a padroeira universal da aviação.
Assim, ao longo dos quatro dias o Santuário de Nossa Senhora do Loreto acolheu milhares de devotos e representantes da aviação militar e civil, que participaram nos festejos organizados pela Comissão de Festas de Nossa Senhora do Loreto, com o apoio da Câmara de Idanha-a-Nova e da União de Freguesias de Idanha-a-Nova e Alcafozes.
Recorde-se que as festas em honra de Nossa Senhora do Loreto envolvem a Força Aérea, a Marinha, através da esquadrilha de helicópteros, companhias aéreas, aeroclubes, escuteiros do ar, associações e sindicatos de pilotos, pessoal de voo e tripulantes de cabine.
O dia mais importante dos festejos foi dia 31 de agosto, sendo que nesse dia, de manhã, o Santuário se encheu de devotos para a tradicional missa campal, celebrada pelo padre Adelino Lourenço, coadjuvado pelo capelão da Força Aérea Portuguesa (FAP), com guarda de honra e terno de clarins da FAP, sendo ainda acompanhada pelo grupo coral da TAP.
Seguiu-se uma procissão que contou com a participação da Filarmónica Idanhense e que sobrevoada por uma esquadrilha de F-16 da FAP, seguida por formação de aviões do Aeroclube de Castelo Branco, com largada de flores sobre o andor.
De referir, ainda, que no âmbito dos festejos foi disponibilizado o livro Nossa Senhora do Loreto, produzido pela Associação Portuguesa de Tripulantes de Cabine.