ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS 2016
Marcelo vence em todo o Distrito
Marcelo Rebelo de Sousa venceu as eleições Presidenciais de domingo, nos 11 concelhos do Distrito de Castelo Branco.
No conjunto dos 11 concelhos Marcelo Rebelo de Sousa conquistou 50,14 por cento dos votos, um pouco abaixo da média nacional, que ficou nos 52 pontos percentuais.
Mas este foi o valor do Distrito, porque na análise concelho a concelho é possível verificar que em alguns deles se situou bem acima da média nacional. Exemplo disso são os concelhos da Zona do Pinhal, onde Marcelo Rebelo de Sousa alcançou a maior percentagem de votação em Vila de Rei, com 74,82 por cento, seguindo-se Oleiros (71,91 por cento), Proença-a-Nova (68,29 por cento) e Sertã (67,42 por cento).
No Concelho de Penamacor, com 54,77 por cento dos votos, também ficou acima da média nacional
Abaixo desta média os valores registados nos concelhos do Distrito foram: 49,76 por cento em Castelo Branco, 47,11 por cento em Idanha-a-Nova, 47,68 por cento no Fundão, 44,79 por cento em Belmonte, 42,40 por cento em Vila Velha de Ródão e 39,71 na Covilhã.
Em linha com o que se verificou a nível nacional estiveram também os candidatos Sampaio da Nóvoa, Marisa Matias e Maria de Belém Roseira.
No Distrito, tal como no País, Sampaio da Nóvoa foi o segundo candidato mais votado, com 26,01 por cento, sendo de realçar que esta percentagem é superior à nacional, que foi de 22,89 pontos percentuais.
Na terceira posição surge Marisa Matias, a candidata apoiada pelo Bloco de Esquerda, que no Distrito arrecadou 10,62 por cento dos votos, também aqui acima da média nacional, que foi de 10,13 por cento.
Maria de Belém Roseira surge como a quarta mais votada, com 5,18 por cento no Distrito, enquanto no País ficou nos 4,24 por cento.
Entre o candidato apoiado pelo Partido Comunista Português (PCP), Edgar Silva, e Vitorino Silva (Tino de Rans), no Distrito destaca-se uma inversão de posições.
Se a nível nacional Edgar Silva foi o quinto candidato mais votado, com 3,95 por cento dos votos, deixando Vitorino Silva na sexta posição, com 3,28 por cento, no Distrito de Castelo Branco, foi ao contrário.
Assim, no Distrito de Castelo Branco, Vitorino Silva foi o quinto candidato com mais votos, com 2,65 por cento, enquanto Edgar Silva não foi além dos 2,28 por cento.
Quanto aos restantes candidatos, no Distrito, tal como a nível nacional, Paulo Morais ficou em sétimo (1,73 por cento no Distrito e 2,15 por cento no País), seguido de Henrique Neto (0,84 por cento, tanto no Distrito como no País).
Já Jorge Sequeira e Cândido Ferreira trocaram de posições. Jorge Sequeira que a nível nacional ficou em nono, com 0,30 por cento dos votos, no Distrito ficou em décimo, com 0,25 por cento, enquanto Cândido Ferreira, que no País ficou em décimo, com 0,23 por cento dos votos, no Distrito alcançou a nona posição, com 0,30 pontos percentuais.
António Tavares