João Belém
A PAIXÃO DE ENSINAR
“O ensino deve ser de modo a fazer sentir aos alunos que aquilo que se lhes ensina é uma dádiva preciosa e não uma amarga obrigação”.
Albert Einstein
Ensinar é ter um olhar diferenciado, no qual todo um monte de influências é questionado, desde a origem familiar ao incentivo para envolver a família no processo educacional, base do contexto social, emocional e intelectual do aluno.
É nesse momento de investigação que a compreensão e a preparação profissional para enfrentar situações de conflito e dificuldades diferenciam o professor que apenas aplica conteúdos, do educador movido pela paixão de ensinar. Este faz uso das competências para facilitar a superação de problemas no desafiante processo de aprender, explorando o potencial do aluno. Sem deixar transparecer que ele é um cliente com liberdade para determinar quando e como estudar, mas salientando que ele é um cidadão com responsabilidades de desenvolver o próprio crescimento e promovendo situações que explorem seus potenciais.
Se os educadores e o sistema não pretenderem como um dos objetivos da Educação despertar no aluno a paixão de aprender como perspetiva de crescimento humano, de nada adiantará os investimentos em infraestruturas físicas, tecnologia, material didático... pois a escola continuará a ser um espaço sem emoção, sem encantos para despertar a paixão que atrai os desejosos de aprender e ensinar.
Neste contexto devemos pois assumir numa sala de aula que ser educador é desenvolver habilidades e competências num processo recíproco de aprendizagem, em que vidas se transformam e pessoas se tornam instrumento da construção do saber.
O crescimento pessoal, profissional e a constituição da identidade são destacados no desempenho de aptidões, atingindo um dos objetivos principais da Educação, que é a compreensão do mundo para que educandos e educadores tenham capacidade de se relacionarem socialmente, chegando, assim, ao produto final do processo educacional: o cidadão ativo, capaz de realizar-se pessoal e profissionalmente.
É muito importante alcançar esse objetivo pois assim o sistema de ensino terá no seu quadro, educadores impelidos pela paixão de ensinar e com propósitos de educar aprendendo. com a inexperiência, com os erros, com o respeito à razão e à emoção de quem busca a orientação e a consciência de não impelir alunos a traçarem caminhos que não ambicionam trilhar.