ENTRE SEXTA E SEGUNDA-FEIRA, EM IDANHA-A-NOVA
Geopark Naturtejo organiza Congresso Internacional de Paleontologia
O Geopark Naturtejo da UNESCO, em colaboração com a Associação Internacional de Icnologia e o Museu Nacional de História Natural e da Ciência, está organizar o Congresso Internacional de Icnologia, o ICHNIA 2016, que decorre entre sexta e segunda-feira, na Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova (ESGIN).
A reunião, que decorre pela primeira vez em Portugal, e a segunda na Europa, é o mais importante evento organizado nesta área científica da Paleontologia, sendo o congresso oficial da Associação Internacional de Icnologia.
O convite realizado pela Associação Internacional de Icnologia decorre do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela equipa do Serviço de Geologia da Câmara de Idanha-a-Nova e do Geopark Naturtejo, com numerosos contributos nos últimos anos para a Icnologia enquanto ciência, em geral, e para a Icnologia de Portugal, em particular, nomeadamente no estudo e valorização dos icnofósseis de Penha Garcia.
A integração do Geopark Naturtejo no programa Geoparques UNESCO, para o qual contribuíram decisivamente estes valores científicos, que obtiveram reconhecimento nacional e internacional, assim como diversas parcerias internacionais com investigadores de Espanha, Itália e Irão, além da publicação de inúmeros trabalhos nas melhores revistas científicas internacionais, têm dado notoriedade ao trabalho de investigação e aos valores geológicos do território.
Está já confirmada a presença de 150 investigadores, oriundos de 30 países, entre os quais professores das mais diversas e prestigiadas universidades internacionais, das áreas das Geociências e das Biociências, assim como diversos especialistas de institutos de investigação e da indústria petrolífera.
O Congresso conta com seis convidados de instituições europeias, norte e sul-americanas, que partilharão os mais recentes avanços nas suas áreas de especialidade.
Carlos Neto de Carvalho, que é o presidente da comissão executiva do Congresso e coordenador científico do Geopark, acentua a aproximação que os investigadores, oriundos de todos os con- tinentes, terão aos valores naturais, históricos e culturais da Região, de que destaca as visitas preparadas ao Estreito/Serra do Muradal, Penha Garcia e Sarzedas, assim como a participação na Feira Medieval de Monsanto e o jantar Icebreaker, com sabores regionais e os sons tradicionais da Cidade Criativa da UNESCO.
As excursões pré e pós-congresso, coordenadas por este investigador e organizadas pela equipa do Geopark Naturtejo em conjunto com professores portugueses e espanhóis, percorrerão todo o País, de Norte a Sul, contando ainda com uma abordagem transfronteiriça, com extensão a algumas localidades da raia espanhola. Decorrerá ainda uma saída de campo ao Parque Icnológico de Penha Garcia, e serão visitados os icnofósseis da Serra do Muradal, recentemente valorizados pela Câmara de Oleiros, no âmbito do projeto do Trilho Internacional dos Apalaches, sendo que o primeiro trabalho científico será publicado em volume especial da revista Comunicações Geológicas, dedicado ao registo fóssil da evolução do comportamento em Portugal.
O Congresso, que conta com os apoios da Naturtejo, empresa intermunicipal de turismo, dos municípios de Idanha-a-Nova e de Oleiros, do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova (ESGIN), do Turismo Centro de Portugal, da Associação Portuguesa de Geólogos, da Scutvias, dos Cafés Delta, do Centro de Ciência Viva de Lagos e do Centro de Interpretação Geológica de Canelas, para além de realçar a importância científica internacional do Geopark Naturtejo, trará novos olhares de investigadores vindos de todo o Mundo e o reconhecimento, causadores de potenciais impactes muito positivos a mais longo prazo.