Edição nº 1906 - 30 de julho de 2025

A 6 DE SETEMBRO
Parque da Cidade volta a receber Concurso dos Vestidos de Chita

O Parque da Cidade de Castelo Branco vai voltar a ser palco do emblemático Concurso dos Vestidos de Chita, dia 6 de setembro, a partir das 21 horas, numa organização conjunta da Câmara e da Junta de Freguesia de Castelo Branco.
Na apresentação da iniciativa, que tem como mote Dar vida à memória. Vestidos que contam a nossa história, o presidente da Câmara, Leopoldo Rodrigues, realçou que “temos na nossa memória este conceito e esta dimensão dos Vestidos de Chita” e recordou que foi “uma das iniciativas culturais mais relevantes do Concelho e da Região”, não deixando de ter em consideração que “chamava as pessoas a participar com o seu conhecimento e criatividade”.
Leopoldo Rodrigues acrescentou que o objetivo “é trazer de volta este concurso e honrar os que durante muitas edições trabalharam para ele”, para voltar a realçar “o imaginário associado aos Vestidos de Chita, que marcou muitas gerações”.
Também o presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco, José Dias Pires, frisou “a recuperação de uma memória comunitária”, recordando que “o Concurso dos Vestidos de Chita era um dos eventos marcantes, todos os anos, na comunidade Albicastrense e um evento sempre muito aguardado que, na maior parte dos anos, marcava o encerramento das Festas da Cidade”.
José Dias Pires adiantou que neste regresso do Concurso dos Vestidos de Chita, “na vez de abrirmos um concurso às estruturas associativas, representantes dos bairros ou das comunidades Albicastrenses, convidamos, propondo-lhes a eventualidade de se candidatarem, sendo abertas 20 vagas”.
Assim, “foram recebidas 16 candidaturas, que permitiram a abertura de quatro vagas individuais e não associativas, das quais foram preenchidas três. Deste modo, teremos a concurso 17 vestidos e respetivos modelos. Para a produção das propostas foi atribuído a cada candidatura um apoio de 300 euros”.
Quanto às candidaturas há duas candidatas, no Escalão A, dos seis aos 12 anos; cinco no Escalão B, dos 13 aos 19 anos; 10 no Escalão C, com mais de 19 anos.
Os prémios a atribuir às associações, modistas/costureiras e modelos são de 400 euros para os primeiros lugares, 200 para os segundos e 100 para os terceiros, havendo ainda lembranças de participação para todas as candidaturas.
O desfile, individual, será realizado por escalão, por ordem numérica ascendente, após o que todos os modelos voltam subir à passerelle para um desfile conjunto.
O júri será formado por cinco jurados nomeadas pela Junta de Freguesia, sendo que o presidente terá voto de qualidade, no caso de empate.
José Dias Pires revelou que haverá não um mas dois desfiles, uma vez que para além do respeitante ao Concurso dos Vestidos de Chita, a “grande novidade é trazer a memória dos principais elementos que constituem esta riqueza patrimonial”, pelo que também se realizará o desfile Memória de Chita, “com alguns vestidos com mais de 60 anos”, sendo que neste caso está previsto um prémio de participação de 100 euros.
A exemplo de outros tempos, também não faltará a componente musical, com José Dias Pires a recordar que “trazia-se uma grande figura nacional. Nós não vamos buscar ninguém de fora. A abertura do Concurso será com os Cavaquinhos de Castelo Branco e o fecho com o Musicalbi”.
António Tavares

30/07/2025
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video