6 de janeiro de 2016

ORÇAMENTO AUMENTA EM 100 MIL EUROS FACE A 2015
Bombeiros com orçamento de 1,5 milhões de euros para 2016

A Associação Humanitária dos Bombeiros de Castelo Branco (AHBVCB) aprovou o plano de atividades e orçamento para 2016, no valor de 1,5 milhões de euros, mais 100 mil euros do que em 2015.
De acordo com o plano de atividades aprovado, a direção pretende dotar este ano, “o parque automóvel com mais uma ambulância de socorro e, se se justificar uma ambulância de transporte de doentes, procedendo ao abate das que não reúnam os requisitos legais”.
O documento define ainda como prioridades para 2016, “dar todo o apoio à unidade local de formação de Castelo Branco com todos os nossos parceiros institucionais, de forma a dar formação necessária, adequada e especializada a todos os bombeiros”.
Refere ainda que a Associação pretende “continuar a dotar os Bombeiros com equipamento de proteção individual e fardamentos adequados, que garantam, de uma forma eficaz, a sua segurança e bem-estar”.
A manutenção da operacionalidade do parque automóvel dentro dos parâmetros de qualidade e de segurança exigidos é outro dos objetivos da Associação Humanitária.
“Tudo faremos para continuar a prestar às populações que servimos, a proteção e o socorro a que têm direito. Os órgãos sociais e o corpo ativo (dos Bombeiros) tudo farão, sem regatear esforços, para que o serviço prestado seja de excelência e de grande qualidade”, lê-se no documento.
A direção da Associação Humanitária dos BVCB recorda também que após vários anos de espera, foi finalmente aprovada a lei de financiamento das Associações Humanitárias de Bombeiros que se traduziu num aumento do Programa Permanente de Cooperação de 25 por cento.
Por força deste normativo, a associação albicastrense passou a receber, desde setembro de 2015, uma quantia de 9.498 euros face aos 7.598 que recebia anteriormente.
Contudo, adianta no documento que a aprovação desta legislação “não vem, só por si, resolver o problema do financiamento das Associações Humanitárias de Bombeiros, mas não deixa de ser um passo importante e significativo para o futuro”.
Isto porque, a Associação considera que a partir de agora “estão perfeitamente definidos de forma mais realista, as variáveis para o cálculo do valor anual do financiamento com base no valor definido no orçamento de referência a aprovar na lei do Orçamento do Estado.
Apesar destas melhorias, a direção da Associação Humanitária dos BVCB sustenta que só a partir de 2016, “poderemos retirar conclusões sobre a importância de tal legislação”.
Neste sentido, conclui que a Lei do Financiamento, “não resolve só por si a situação financeira das Associações Humanitárias de Bombeiros” e adianta que o apoio do município de Castelo Branco, “continua a ser imprescindível para o desenvolvimento cabal das nossas atribuições”, designadamente a proteção e o socorro às populações.
“Só com este apoio poderemos continuar a prestar serviços de qualidade com homens e mulheres esforçados, dedicados, competentes e disponíveis”, lê-se no documento.
No que diz respeito à emergência pré-hospitalar, a direção explica que continua sem ter informação oficial por parte do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), apesar dos contactos mantidos com aquele organismo, no sentido de se manter o atual modelo de funcionamento protocolado há vários anos.
“A direção continuará atenta a esta situação e irá defender o melhor modelo de funcionamento, quer para a Associação, quer para as populações. Seremos intransigentes na defesa do melhor socorro para as populações do Concelho de Castelo Branco e concelhos limítrofes”, conclui.
Por último, a direção da Associação Humanitária dos BVCB sublinha que apesar das incertezas, continuará empenhada em exercer uma gestão equilibrada, rigorosa e responsável” e de forma determinada, “dar continuidade ao trabalho que tem vindo a ser feito ao longo dos últimos anos”.
Carlos Castela

06/01/2016
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco
02/08 a 26/10
Barro e AlmaMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
06/08 a 14/09
O Vestido da minha vidaGaleria Municipal de Oleiros
10/09 a 30/09
Cores em movimentoBiblioteca Municipal de Proença-a-Nova

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video