6 de janeiro de 2016

ALMA AZUL APRESENTA PROGRAMA
Janeiro é um mês dedicado a centenários

A Alma Azul está a dedicar o programa Em Nome da Beira – Património Cultural deste mês, ao padre António Afonso Ribeiro, para assinalar os 100 anos do seu nascimento.
Assim, várias iniciativas darão a conhecer a obra do Padre António Afonso Ribeiro, que foi pároco de Alcains, entre 1950 e 1995, e que a Alma Azul já homenageou em 2004, com a edição de um livro, coordenado por Florentino Beirão e por Cláudia Baltazar. Obra que servirá de ponto de partida para novos testemunhos e uma sessão de memórias paroquiais, que encerrará o programa dia 31 de janeiro.
Também este mês, a Alma Azul deu início ao programa de turismo cultural Alma Azul na Margem Esquerda.
A primeira atividade realizou-se domingo, na Fonte dos Amores, da Quinta das Lágrimas, em Coimbra, com a leitura do texto Teorema, de Herberto Helder, pelo Grupo de Leitura Alma Azul – Coimbra A, em parceria com a Fundação Inês de Castro.
Recorde-se que o texto é uma versão do mito do amor de Pedro e Inês, escrita por Herberto Hélder.
Domingo, a partir das 15 horas, no Salão Alma Azul, em Alcains, inicia-se uma tertúlia que se prolongará por todo o ano de 2016, uma vez por mês, dedicada às Artes e Ideias. A primeira conversa de Artes & Ideias na Beira tem como convidados especiais Miguel Rainha, que é produtor cultural e responsável da programação do espaço A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, no Fundão, e Jorge Pires, que é músico e professor no Conservatório Regional de Castelo Branco.
A participação na tertúlia Artes & Ideias na Beira é gratuita e aberta a todos os interessados, mas necessita de inscrição prévia através do e-mail da Alma Azul ou pelo telemóvel 964672292.
Também ao longo deste mês Vergílio Ferreira é o grande protagonista, na Alma Azul.
Assim, a produtora de atividades culturais de Alcains e Coimbra, vai realizar várias sessões em bibliotecas municipais e outros locais públicos, para assinalar os 100 anos do seu nascimento (28 de janeiro de 1916), sempre a partir do livro de Alípio de Melo, editado pela Comissão de Coordenação da Região Centro e pela Câmara de Gouveia, Vergílio Ferreira – de Melo a Cidadão do Mundo, e da fotobiografia do autor de Em Nome da Terra, Alegria Breve, Pensar, e muitos outros livros maiores da Literatura Portuguesa.
Recorde-se que em 2001, a Alma Azul organizou com as bibliotecas de Castelo Branco, Penamacor e Fundão, uma série de Viagens com Escritores, uma delas dedicada a Vergílio Ferreira, com visitas a Melo, Biblioteca Municipal de Gouveia, e ao Seminário do Fundão.

06/01/2016
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco
02/08 a 26/10
Barro e AlmaMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
06/08 a 14/09
O Vestido da minha vidaGaleria Municipal de Oleiros
10/09 a 30/09
Cores em movimentoBiblioteca Municipal de Proença-a-Nova

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video