22 de março de 2017

É A CÂMARA QUE APRESENTA MAIS CANDIDATAS
Idanha apresenta 27 candidaturas às 7 Maravilhas de Portugal® - Aldeias

MonsantoA Câmara de Idanha-a-Nova tem o recorde de candidaturas às 7 Maravilhas de Portugal® - Aldeias.
Idanha apresentou 27 candidaturas para 21 povoações, sendo que a participação do Concelho abrange as sete categorias do concurso nacional, incluindo a de Aldeias de Mar, categoria em que Penha Garcia, fértil em vestígios fósseis, conta a história da vida nesta região há 480 milhões de anos, quando era um imenso mar onde reinavam as trilobites e os seus predadores, num impressionante mundo de biodiversidade aquático.
A diversidade, a tradição e as potencialidades de todo o Concelho estão a concurso, nas categorias Aldeias-Monumento, Aldeias Autênticas, Aldeias Rurais, Aldeias Ribeirinhas, Aldeias em Áreas Protegidas, Aldeias Remotas e Aldeias de Mar.
Pela sua especificidade, Idanha-a-Velha, Monsanto e Penha Garcia concorrem em três categorias distintas. A estratégia pa-ra as restantes aldeias foi a candidatura à categoria onde demonstram maior potencialidade.
O presidente da Câmara de Idanha, Armindo Jacinto, realça que “com esta candidatura pretendemos chegar a todo o País e apresentar um município alternativo aos centros urbanos, uma região plena de oportunidades. Nas nossas aldeias candidatas encontramos património histórico, natural e gastronómico. Encontramos pessoas. Gente que aqui permaneceu, ou que confiou em nós e para cá se mudou no âmbito de programas de incentivo por nós lançados, como o Recomeçar. As nossas candidatas espelham uma Idanha inspirada e renovada, sem perder a tradição e a portugalidade que tão bem nos caracterizam”, sublinhando ainda que “é um orgulho ser o município com o maior número de candidaturas”.
A autarquia avança que “as 21 aldeias Idanhenses beneficiam de uma estratégia de desenvolvimento apoiada na modernização da ruralidade, a par de um importante histórico no rol de distinções. A aposta na riqueza natural e histórico-cultural ímpar de Idanha-a-Nova, território UNESCO com uma ruralidade de excelência, faz parte da estratégia do município. Idanha-a-Nova é, ainda, Cidade Criativa da UNESCO, no âmbito da Música, tem duas aldeias na Rede de Aldeias Históricas de Portugal e integra o Parque Natural do Tejo Internacional, Reserva da Biosfera da UNESCO, e o Geopark Naturtejo, Geoparque Mundial da UNESCO.
As categorias e as aldeias concorrentes são Idanha-a-Velha, Monsanto e Penha Garcia, nas Aldeias-Monumento; Aldeia de Santa Margarida, Idanha-a-Velha, Medelim, Monfortinho, Monsanto, Penha Garcia e São Miguel de Acha, nas Aldeias Autênticas; Alcafozes, Ladoeiro, Monsanto, Oledo, Proença-a-Velha, Toulões e Zebreira, nas Aldeias Rurais; Idanha-a-Velha e Termas de Monfortinho, nas Aldeias Ribeirinhas; Rosmaninhal, Salvaterra do Extremo e Segura, nas Aldeias em Áreas Protegidas; Cegonhas, Coutos do Correias, Soalheiras e Torre, nas Aldeias Remotas; e Penha Garcia, nas Aldeias de Mar.

 

23/03/2017
 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira
02/05
Obrigado senhor ZéTeatro Estúdio São Veiga, Idanha-a-Nova
tituloNoticia
03/05
Canta LiberdadeCasa da Cultura da Sertã

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video