Vergão requalifica largos do Centro Paroquial e de São Sebastião
O largo do Centro Paroquial do Vergão foi requalificado com a realização de obras de melhoria, nomeadamente com a construção de rampa de acesso ao edifício, arranjo do piso, colocação de bancos de jardim e construção de muro/vedação limitando o desnível que era perigoso para os utentes do espaço.
O projeto e material foi doado pela Câmara de Proença-a-Nova, enquanto a população do Vergão se juntou para realizar as obras necessárias, facto que foi enaltecido domingo, durante o descerramento de placa que perpetua a união da comunidade.
Na ocasião, o presidente da Câmara de Proença-a-Nova, João Lobo, desafiou a população a contribuir com soluções para outros edifícios do património comum da aldeia que precisam de intervenção, nomeadamente a antiga escola primária e o lagar. “O Vergão tem esse desafio coletivo, enquanto comunidade, de encontrar soluções para estes espaços. Já partilhámos ideias sobre o que é que se pode fazer e é bom que essas ideias comecem a ficar consubstanciadas em objetivos próprios para depois se concretizarem”, salientou João Lobo. “Esse é o vosso desafio enquanto comunidade e às vezes pequenas diferenças que temos, e que são legítimas, devem ser afastadas para participarmos naquilo que o padre Ilídio Graça fez durante estes 18 anos que esteve connosco: criou muito mais comunidade. É essa comunidade que deve ser fortificada também nas decisões que se tomam para o coletivo”.
Rui Cardoso, da tesouraria da Capela do Vergão, deu voz à satisfação de todos os habitantes pela requalificação operada e referiu que o largo receberá a festa anual da aldeia, como já aconteceu em 22 e 23 de julho, com a opinião unânime de que é uma boa opção concentrar a festa no largo. “Claro que era impossível só com o dinheiro da Capela do Vergão realizar esta obra de grande dimensão, para a nossa realidade, e desde o início que a Câmara se disponibilizou para ajudar, apoio que agradecemos bastante”, afirmou. “Um grande agradecimento a todas as pessoas do Vergão que contribuíram: é uma obra de todos, feita com a ajuda de todos”, acrescentou Rui Cardoso.
João Paulo Marrocano, igualmente tesoureiro, apresentou já o próximo evento a realizar-se no requalificado largo, que é a festa de São Miguel, a 30 de setembro, em que metade dos fundos angariados nesse dia serão doados aos Bombeiros Voluntários de Proença-a-Nova, para ajudar à aquisição de um carro de combate a incêndios.
A inauguração da requalificação do Largo do Centro Paroquial deveria ter acontecido a 24 de julho, mas devido ao incêndio que na altura lavrava no Concelho de Proença-a-Nova foi adiado.
João Lobo apelou às associações do Vergão que estejam disponíveis para colaborar no processo de gestão de combustível dentro do aglomerado populacional. “Este ano atípico em termos de incêndios mostrou-nos que não podemos ter a floresta integrado no espaço urbano, junto às nossas casas”, referiu o autarca, sensibilizando os presentes para a necessidade de intervir no espaço florestal. “Ninguém controla uma mancha florestal contínua. Os fogos também tomam a proporção que tomam, porque não há descontinudade. Evidentemente que tem que haver pinheiros e eucaliptos, mas têm que estar compartimentados, para haver capacidade de combatermos os incêndios, senão temos as tragédias a que, infelizmente, temos assistido este ano e de forma cíclica”.
Noutro ponto do Vergão, foi ainda visitada a requalificação feita junto à Capela de São Sebastião. O padre Ilídio Graça destacou a doação feita pelos proprietários de casas devolutas junto à Capela que foram demolidas para se criar um espaço mais amplo. A requalificação incluiu o alargamento do Largo de São Sebastião e a pavimentação de um novo espaço de estadia, obras realizadas pela Câmara. Proximamente será objeto, de acordo com a vontade dos Verganistas, de pintura do mural.