22 de agosto de 2018

MEMORIAL, NO LARGO DO CRUZEIRO
Proença-a-Velha inaugura Monumento aos Combatentes da I Guerra Mundial

A freguesia de Proença-a-Velha, no concelho de Idanha-a-Nova, inaugurou no passado sábado, 18 de agosto, o Monumento aos Combatentes de Proença-a-Velha na I Guerra Mundial (1914-1918).
O memorial encontra-se localizado no Largo do Cruzeiro e homenageia os 30 proencenses que combateram na I Guerra Mundial, de onde regressaram todos com vida.
A inauguração do monumento contou com intervenções do presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, da presidente da Junta de Freguesia de Proença-a-Velha, Helena Silva, do presidente do Núcleo de Castelo Branco da Liga dos Combatentes, Oliveira Gonçalves, do Padre Martinho Mendonça, pároco de Proença-a-Velha, e do representante da Comissão Organizadora dos 800 anos do Foral de Proença-a-Velha, João Adolfo Geraldes.
O presidente da Câmara de Idanha-a-Nova destacou o dever que temos de “homenagear os nossos antepassados que deram o melhor de si, em especial ao serviço da nação”.
Armindo Jacinto revelou que a autarquia continuará a colaborar com todas as freguesias que pretendam homenagear os seus combatentes, porque “Idanha é um povo com memória e gratidão”.
A homenagem aconteceu quando se assinalam os 100 anos do final da I Grande Guerra e integrou as comemorações dos 800 anos do Foral de Proença-a-Velha (1218-2018), que se prolongam até abril do próximo ano com diversas atividades.
“É importante agradecermos aos membros da nossa comunidade que partiram para servir o país”, afirmou a presidente da Junta de Freguesia de Proença-a-Velha. Helena Silva agradeceu a todos os que colaboraram na criação do monumento.
Por seu lado, o representante da Liga dos Combatentes, Oliveira Gonçalves, expressou a sua satisfação por “participar nesta homenagem” e felicitou os promotores da iniciativa.

22/08/2018
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video