19 de setembro de 2018

LUÍS CORREIA DEFENDE
“Educação é um pilar essencial da formação do indivíduo”

“A educação é um pilar essencial da formação do indivíduo e um poderoso instrumento de desenvolvimento”, assegura o presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia, na Agenda Escolar 2018/2019 que entregou na passada quinta-feira, 13 de setembro, na sessão de boas vindas aos docentes do Ensino Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico do Concelho, que se realizou no Cine-Teatro Avenida, em Castelo Branco.
Na sessão, que contou com uma ação de formação subordinada ao tema Uma renovada visão da Educação à luz da Psicologia Positiva, pelo psicólogo educacional Alfredo Leite, terminando com um almoço de boas-vindas, Luís Correia realçou que esta é uma “data tradicional e incontornável do nosso calendário”, tanto mais que para a Câmara a educação é “um grande desafio” que, garante, “queremos, sempre ultrapassar com êxito”, também porque a educação “é o único instrumento de mobilidade social”. Argumento que defende ao afirmar que “só poderemos garantir melhor qualidade de vida às nossas crianças e jovens, só podemos proporcionar um futuro melhor a essas mesmas crianças e jovens se conseguirmos que frequentem a escola e que sejam bem-sucedidos na aprendizagem, para que possam ter os melhores níveis de literacia”.
Luís Correia afirma, com base em tudo isto, que a Câmara tem sempre “procurado melhorar as condições para o setor da educação, seja ao nível dos recursos humanos, seja ao nível das condições dos edifícios, seja ao nível do apoio social prestado aos alunos e às famílias”.
No que se refere ao apoio social, o autarca realça no ano letivo que agora começou, a Câmara, “por iniciativa própria, apoiará 600 alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, dos escalões A e B, com a disponibilização gratuita das fichas de trabalho e cadernos de exercícios”, sendo que neste grau de ensino também “comparticipará a 100 por cento as refeições de 280 alunos e a 50 por cento as refeições de 301 alunos”.
Isto enquanto este apoio também contempla o Ensino Pré-Escolar, para o qual os números ainda não estão apurados, porque os pais estão agora a comunicar se pretendem, ou não, usufruir da Componente de Apoio à Família e das Refeições.
Já no respeitante aos transportes escolares, Luís Correia afirmou que a Câmara, “ao nível da escolaridade obrigatória assegura o pagamento de 100 por cento do custo do passe de 220 alunos, enquanto no Ensino Secundário garantimos o pagamento de 50 por cento desse custo a 130 alunos”. E avançou que no que se refere ao Secundário “estamos a avaliar os pedidos feitos e, até ao momento, decidimos já assegurar o custo do passe na sua totalidade a mais de uma dúzia de alunos”.
E sobre ao apoio social referiu-se ainda ao Programa de Combate ao Insucesso Escolar.
Luís Correia, depois de abordar as atividades de enriquecimento escolar (AEC), frisou que “este ano reforçámos, melhor dizendo, constituímos, a equipa que vai estar no terreno a implementar o projeto de combate ao insucesso escolar”, sendo que esta passa a integrar duas professoras, uma psicóloga e um animador cultural e também terá como missão “trabalhar de forma consciente e aprofundada na integração de crianças e jovens que vivem em comunidades desfavorecidas, qualquer que seja a sua origem”.
Mas há outros aspetos que considera fundamentais, como é o caso da “promoção e sen-sibilização para o empreendedorismo de crianças e jovens logo a partir do 4º ano de escolaridade” e assegurou que a exemplo do último ano letivo “vamos voltar a realizar o concurso O meu canal é o tal, tal como o Bootcamp, as atividades de Cool-Working ou o Motiva-te.
Luís Correia não perdeu também a oportunidade de falar nas obras de beneficiação, apontando, por exemplo, que no “Jardim de Infância da Boa Esperança concluímos uma obra de recuperação e beneficiação alargada, que representa um investimento aproximado de 40 mil euros; na escola do Ensino Básico do 1º Ciclo da Granja as obras já realizadas e a realizar ascendem a 100 mil euros e estão também em curso intervenções consideráveis no Jardim de Infância das Violetas, na escola do 1º Ciclo de S. Tiago e, ainda, nas escolas do 1º Ciclo de Alcains, da Lardosa e das Sarzedas”.
Para além de tudo isto, avançou ainda as datas de algumas atividades a realizar ao longo do ano letivo.
Assim, o desfile de Carnaval das escolas do Concelho está agendado para dia 5 de março. Entre 5 e 23 de abril, durante a pausa letiva realiza-se uma nova edição do Motiva-te. A Marcha do Coração está marcada para o dia 19 de maio e no dia 1 de junho, além das comemorações do Dia Mundial da Criança, realiza-se o Albiday.
António Tavares

19/09/2018
 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video