OLEIROS E SERTÃ
Projeto solidário Oeiras30Mais abrange concelhos do Pinhal
O presidente da Câmara de Oleiros, Fernando Jorge, esteve presente, dia 9 de abril, na cerimónia de apresentação do projeto solidário Oeiras30Mais, promovido pela Câmara de Oeiras, como medida de solidariedade e de cooperação para com os municípios que sofreram mais prejuízos nos incêndios de 2017.
O presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais, apresentou o projeto destinado a 30 municípios, no valor global de 450 mil euros, que vai colmatar uma falha no País ao nível de ferramentas para gestão da informação geoespacial e geográfica adequadas, fiáveis e atualizadas.
O projeto será operacionalizado através da Municípia, empresa de cartografia e sistemas de informação.
A Municípia vai fornecer a cobertura aerofotogramétrica ortorretificada, ou seja, ortofotomapas, aos municípios cuja área ardida seja superior a 20 por cento da sua área, o que permitirá elaborar cartografia topográfica, assim como proceder à demarcação do cadastro das suas propriedades e elaborar cartografia temática que lhes permita um correto planeamento da rearborização e ordenamento florestal. Será ainda disponibilizada uma plataforma informática para a consulta de informação e o procedimento de demarcações essenciais ao processo de gestão do território.
A cerimónia de entrega decorreu, no auditório da Fundação para Estudos e Formação Autárquica, em Coimbra, e contou com as presenças do secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves, e do presidente da Liga dos Bombeiros, Jaime Marta Soares.
A Câmara da Sertã também foi um dos 30 municípios contemplados no projeto Oeiras30mais, e na cerimónia de apresentação do projeto esteve presente o presidente da Câmara, José Farinha Nunes.
José Farinha Nunes sublinhou a importância deste projeto solidário desenvolvido pela Câmara de Oeiras, referindo que será “uma mais-valia no ordenamento do território florestal”.
Através da plataforma Oeiras30Mais, em https://oeiras30mais.municipia.pt, é possível consultar a informação geográfica relativa à cobertura de ortofotos de 2018, com resolução de 15 centímetros, executados no âmbito deste projeto solidário, promovido pela Câmara de Oeiras para os 30 municípios mais afetados pelos incêndios florestais de 2017.
Os municípios apoiados pelo projeto Oeiras30Mais são Arganil, Carregal do Sal, Castanheira de Pera, Castelo de Paiva, Figueiró dos Vinhos, Freixo de Espada à Cinta, Gavião, Góis, Gouveia, Lousã, Mação, Mangualde, Marinha Grande, Mira, Mortágua, Nelas, Oleiros, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Pedrógão Grande, Penacova, Santa Comba Dão, Seia, Sertã, Tábua, Tondela, Vagos, Vila de Rei, Vila Nova de Poiares e Vouzela.