PROENÇA-A-VELHA
Festival reúne 113 sopas a concurso
O 17º o Festival das Sopas de Proença-a-Velha, no Concelho de Idanha-a-Nova, reuniu, no passado fim de semana, 11 e 12 de maio, 113 sopas a concurso, e contou com a presença de milhares de visitantes.
O Festival das Sopas foi temperado, no sábado, 11 de maio, com o ritmo do Encontro de Acordeonistas e Tocadores de Concertinas, ambos realizados no mesmo recinto e organizados pela Câmara de Idanha-a-Nova e pela Junta de Freguesia de Proença-a-Velha.
O presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, realçou que “o Festival das Sopas reflete o investimento de Idanha nas oportunidades da ruralidade, nos nossos produtos regionais, nos nossos sabores e saberes, no receituário nacional que integra a Dieta Mediterrânica classificada pela UNESCO”.
Para Armindo Jacinto, esta estratégia de desenvolvimento “sai valorizada em Idanha-a-Nova, por acontecer num território que faz parte da Rede Internacional de Bio-Regiões e, por isso, já preconiza um conjunto de boas práticas ao nível da alimentação saudável”.
Por seu lado a presidente da Junta de Freguesia de Proença-a-Velha, Helena Silva, agradeceu a todos os participantes e visitantes que fazem destes eventos uma referência.
Os visitantes preencheram o recinto e votaram as sopas vencedoras em três setores. Assim, as vencedoras doram a Sopa de Grão de Isabel Pires, de Proença-a-Velha, no setor Particulares; a Sopa de Grão com Carne do Rancho Folclórico de Penha Garcia, no setor Instituições/Associações; e a Sopa Fria à base de Tomate do Restaurante Zé do Pipo, de Idanha-a-Nova, no setor Restauração.
Por seu lado, o júri, que avalia apenas a Restauração, elegeu a Sopa de Peixe da Pastelaria Nuvens e Glicínias, de Idanha-a-Nova.