Orquestra no Património passa pela cidade
A Orquestra Barroca Casa da Música e o aclamado maestro, violinista e contratenor Dmitry Sinkovsky apresentam-se em Castelo Branco, na próxima terça-feira, 10 de setembro, a partir das 22 horas, no Museu Francisco Tavares Proença Júnior.
A apresentação insere-se na digressão Orquestra no Património, uma coprodução Casa da Música, Fundação La Caixa e BPI, iniciada a 13 de julho, na Praça do Município, em Lisboa, e que vai passar também por Évora, Porto, Mafra, Braga, Faro e Viana do Castelo.
Orquestra no Património leva as orquestras Sinfónica e Barroca Casa da Música a espaços públicos de cidades com grande valor histórico e patrimonial, numa ação que pretende contribuir para a valorização dos centros históricos e fomentar o gosto pela música mais erudita.
Assim o concerto é um ponto de partida para conhecer a cidade de Castelo Branco e o Museu Francisco Júnior, fundado em 1910, e que se encontra instalado no antigo Paço Episcopal, tendo como principal objetivo a divulgação do património cultural da região.
A noite musical começa com uma sinfonia de dança de Rebel, compositor do Barroco francês nas cortes de Luís XIV e Luís XV. A célebre Música Aquática de Händel leva depois o público até Inglaterra e a viagem termina em Itália, com melodias de Vivaldi.
Assim, o reportório é o seguinte: Jean-Féry Rebel, Sinfonia Les éléments; Georg Friedrich Händel, Qual nave de Radamisto; Furibondo spira il vento de Partenope; Suite em Fá maior de Música Aquática, HWV 348; Antonio Vivaldi concerto para violino, dois oboés, duas trompas, tímpanos e cordas, RV 562a.