11 de setembro de 2019

António Tavares
Editorial

Há precisamente 18 anos o Mundo não queria acreditar no que estava a acontecer: Apanhadas completamente de surpresa as pessoas assistiam, em direto, aos que ficaram conhecidos como os ataques terroristas de 11 de setembro, que consistiram em vários ataques suicidas perpetrados pela Al Qaeda, ao lançar aviões de passageiros contra edifícios, nos Estados Unidos da América.
Aquele que foi um dos acontecimentos que gerou mais impacto mundialmente fez com que desde então o Mundo não tenha voltado a ser o mesmo.
As dimensões do ataque terrorista tiveram consequências a nível mundial, com um reforço das medidas de segurança como nunca se tinha visto.
Mas, definitivamente, a realidade era outra e num Mundo que se pensava cada vez mais evoluído, ao longo destes 18 anos os ataques terroristas nunca mais pararam, com a segurança a dar lugar à insegurança.
Contudo, este é o Mundo que temos, em que as ameaças não deixam de crescer, muitas delas originadas pelos denominados líderes mundiais, o que nos faz pensar se a inteligência do Homem está a regredir, já que está a colocar em causa a sua existência, sem que a grande maioria reaja de acordo com a ameaça, até porque se esses líderes mundiais ocupam os lugares que ocupam foram escolhidos para tal pelas pessoas.
Será que a humanidade entrou numa fase de autodestruição?
Pelo meio Portugal continua a ser um dos países mais seguro do Mundo, mas, mesmo apesar de ter esta posição de destaque, não deixa de ser afetado pelo que se passa num Mundo cada vez mais global.

11/09/2019
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video