Candidatos do Bloco reúnem com a APAAE
Os candidatos do Bloco de Esquerda (BE) às Legislativas de 6 de outubro pelo Círculo Eleitoral de Castelo Branco reuniram, dia 28 de agosto, com a Associação de Proteção e Apoio ao Animal Abandonado de Castelo Branco (APAAE) para, salientam, “infelizmente, voltar a discutir as problemáticas relacionadas com o canil intermunicipal de Proença-a-Nova, que neste momento recebe animais de 16 municípios”.
Os candidatos bloquistas relembra que “no passado dia 3 de dezembro de 2018, uma comitiva do BE que era integrada pela deputada Maria Manuel Rola realizou uma visita ao canil intermunicipal de Proença-a-Nova e constatou falta de condições para os cães e gatos que habitavam aquela estrutura, insistindo claramente na falta de política municipal para resolver este problema, já que receber animais de 16 municípios é efetivamente incomportável. O BE denunciou a ilegalidade, indo até tribunal, mas o processo acabou por ser arquivado. Atualmente tudo continua igual e as entidades responsáveis não querem encarar este problema com seriedade, criando infraestruturas mais próximas em vários concelhos da região para não ter que receber tanto animais”.
Perante isto asseguram que “o BE continuará a bater-se pelo cumprimento da lei 27/2016 que proíbe o abate de animais para efeito de controlo de população, obrigando que este processo seja feito pela via da esterilização. O Governo, sob pressão e insistência do BE, disponibilizou fundos comunitários para a esterilização e construção ou requa lificação de canis municipais, é público o baixo recurso que as câmaras municipais fize-ram das verbas para a esterilização e também nos preocupa que os projetos aprovados para a construção de canis municipais não tivessem sido na região da Beira Baixa”.