MAIS SETE POR CENTO QUE O DE 2020
Assembleia aprova Orçamento de quase 26 milhões de euros
O Orçamento da Municipal de Idanha-a-Nova para 2021, no valor de 25,7 milhões de euros, foi aprovado, por maioria, dia 28 de dezembro, na Assembleia Municipal de Idanha-a-Nova.
O presidente da Câmara, Armindo Jacinto, referiu que “este é um orçamento dentro da nossa estratégia Idanha Solidária e, neste final de mandato, os números indicam que estamos no caminho certo naquela que é a nossa maior luta: inverter o despovoamento que acontece nos municípios do Interior do País”.
Nesta matéria refira-se que de acordo com os números da Pordata, relativos a 2019, passados muitos anos os fluxos migratórios do Concelho de Idanha-a-Nova são positivos, ou seja, hoje há mais pessoas a chegar do que a sair do Concelho.
Na sua intervenção, Armindo Jacinto destacou a capacidade de “captar investimento, criar emprego e criar condições na área da saúde, da educação, da segurança e da habitação para fixar a população residente, em primeiro lugar, e atrair também outras famílias que encontrem no Concelho de Idanha-a-Nova as oportunidades e a qualidade de vida que procuram”.
Armindo Jacinto acrescenta que “ainda não conseguimos fazer tudo o que queremos, mas de forma proactiva estamos a conseguir antecipar resultados. Estamos a fazê-lo com o apoio de todas as instituições, das juntas de freguesia, dos empresários, das gentes de Idanha, todos juntos, para que Idanha seja um concelho de futuro, de notoriedade e de sucesso”.
Em resultado do equilíbrio financeiro da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, o Orçamento para 2021 apresenta um aumento de sete por cento face ao ano anterior, mesmo mantendo a carga fiscal no mínimo.
A Câmara de Idanha-a-Nova avança que “continuará, assim, a apostar em benefícios fiscais. Para aliviar a carga fiscal dos munícipes, a autarquia volta a aplicar a taxa mínima de IMI em 2021 e, complementarmente, mantém a redução do IMI para famílias numerosas. No plano da economia, as empresas com sede no Concelho estarão isentas da taxa de derrama e, já este ano (2020), foram introduzidos vários benefícios e isenções que se estendem a 2021. O desafio é que o Concelho de Idanha-a-Nova continue a ser sinónimo de boa qualidade de vida para as famílias, com oportunidades profissionais e empresariais, uma educação de excelência, uma forte intervenção social e uma saúde e segurança de proximidade”.