Edição nº 1673 - 13 de janeiro de 2021

GNR faz balanço da operação Campo Seguro 2020

A Guarda Nacional Republicana (GNR) fez o balanço da operação Campo Seguro 2020. Recorde-se que desde dia 1 de junho e até dia 31 de dezembro de 2020, a GNR intensificou o patrulhamento nas explorações agrícolas, em todo o território nacional, com o objetivo de prevenir a criminalidade em geral e os furtos em particular, bem como possíveis situações de tráfico de seres humanos.
Durante a operação realizaram-se 2.986 ações de informação e sensibilização a 8.494 pessoas, junto das comunidades rurais, muito especialmente dos agricultores, sobre medidas de prevenção e proteção contra furtos, em particular contra o furto de cortiça, ou outros produtos agrícolas, cobre e outros metais não-preciosos.
Realizaram-se também 7.675 ações de patrulhamento e fiscalização, tendo sido registados 80 crimes e 194 contraordenações, culminando na detenção de 50 pessoas e na identificação de outras 184 maioritariamente por crimes de furto nas explorações agrícolas.
Destaca-se, também, a apreensão de 27 veículos e diversos utensílios utilizados neste tipo de crimes, sendo recuperados 11.040 quilos de cortiça; 9.672 quilos de alfarroba; 6.747 quilos de pinha mansa; 750 quilos de azeitona; 80 quilos de abacate.
Atendendo ao número de acidentes que envolvem veículos agrícolas, realizaram-se 4.298 ações de sensibilização dirigidas a 11.484 utilizadores de tratores e máquinas agrícolas, com o objetivo dos aconselhar para o cumprimento das regras de segurança. Neste particular, em 2020 foram registados 644 acidentes envolvendo veículos agrícolas, menos 33 crimes que o ano tran-sato, porém, havendo a lamentar 45 vítimas mortais, menos nove que no ano anterior.
Sendo o capotamento a principal causa a provocar vítimas, a partir da passada sexta-feira, 8 de janeiro, com as recentes alterações ao código da estrada, passa a ser obrigatório circular com arco de segurança, conhecido por Arco de Santo António, erguido e em posição de serviço, sendo que esta obrigatoriedade aplica-se aos tratores homologados com esta estrutura, bem como a utilização do cinto e demais dispositivos de segurança com que os veículos estejam equipados. Além disso, os tratores e máquinas agrícolas ou florestais e as máquinas industriais são obrigados a possuir avisadores luminosos especiais, ou seja, rotativo de cor amarela.

13/01/2021
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira
02/05
Obrigado senhor ZéTeatro Estúdio São Veiga, Idanha-a-Nova
tituloNoticia
03/05
Canta LiberdadeCasa da Cultura da Sertã

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video