Morreu Sampaio Lopes
Sampaio Lopes, que foi presidente da Câmara do Fundão eleito pelo Partido Socialista (PS) e governador civil do Distrito de Castelo Branco, morreu na passada quinta-feira, 18 de fevereiro, aos 77 anos.
Sampaio Lopes era natural de Santar, no Concelho de Nelas, Distrito de Viseu, e formou-se em Direito, acabando depois por se dedicar ao ensino, o que o levou para o Fundão.
Em 1979 foi eleito vereador da Câmara do Fundão e em 1987 foi eleito presidente da autarquia, mantendo-se no cargo até 1995, ano em que foi nomeado governador civil do Distrito de Castelo Branco.
Ao longo da sua carreira política foi também deputado na Assembleia da República.
Em 2001 foi novamente eleito vereador na Câmara do Fundão foi administrador da Empresa Municipal Fundão Turismo, de 2003 a 2014.
Sampaio Lopes esteve cerca de 30 anos ao serviço da causa pública. No âmbito das comemorações dos 40 anos do Poder Local no Fundão, recebeu, no dia 9 de junho de 2016, a Medalha de Ouro da Cidade do Fundão.
Em nota enviada à Comunicação Social, a Câmara do Fundão, “manifesta publicamente o pesar pelo falecimento, aos 77 anos, de José de Sampaio Lopes”, determinou o Luto Municipal e a Bandeira do Município foi colocada a meia haste.
Entretanto, a Concelhia do Partido Social Democrata (PSD) do Fundão também tornou público “o pesar pelo falecimento de José Sampaio Lopes, ex-presidente da Câmara Municipal do Fundão. Destacado político da região com quem o PSD teve sempre um salutar e democrático combate político que umas vezes ganhou e outras perdeu, sublinhamos a sua permanente disponibilidade para a causa pública, a sua inteligência, cultura e sentido de humor. No exercício das suas funções foi um político para além de popular muito carismático”.
Por seu lado, a Federação Distrital do Partido Socialista (PS) de Castelo Branco também “manifesta o seu mais profundo pesar pelo falecimento do camarada José de Sampaio Lopes, nome de maior relevância do Partido Socialista no Distrito e do Poder Local Democrático”.