Edição nº 1685 - 7 de abril de 2021

Marca Internacional GEOfood reconhecida pela UNESCO

O Programa Internacional de Geociências da UNESCO (IGCP) aprovou o projeto de investigação GEOfood para o Desenvolvimento Sustentável em Geoparques Mundiais da UNESCO, do qual o Geopark Naturtejo faz parte.
A GEOfood é uma marca registada internacional para a alimentação com referência tradicional para territórios classificados como Geoparque Mundial da UNESCO, coordenada pelo Geopark Magma, na Noruega. A GEOfood pretende promover a relação entre a geodiversidade e as comunidades locais, assim como reforçar a importância da alimentação local, de qualidade e sustentável. Na sua base está o Manifesto GEOfood onde estão refletidas as preocupações e ambições relativamente aos desafios ligados às mudanças climáticas, à perda da biodiversidade, à qualidade da água, à escassez de alimentos e ao aumento global da população, em linha com a Agenda 2030 das Nações Unidas.
A UNESCO é a única organização das Nações Unidas com mandato para apoiar a pesquisa e a capacitação nas áreas da Geologia e da Geofísica, através do ICGP, que anualmente abre concurso para diversas áreas específicas. Enquadrado no tema Património Geológico para o Desenvolvimento Sustentável, o projeto coordenado pelos Geoparques Mundiais da UNESCO Magma, da Noruega; Hateg, da Roménia; e Naturtejo, de Portugal, decorrerá até 2026. O objetivo será estudar a ligação entre o património geológico, a geodiversidade, os serviços dos ecossistemas, a produção de alimentos e o desenvolvimento sustentável, permitindo estabelecer metodologias, procedimentos, diretrizes e recursos para a implementação alargada da GEOfood.
O projeto inclui uma equipa de 21 investigadores de vários geoparques mundiais da UNESCO, uinternacionais e geoparques aspirantes, envolvendo também todos os membros e parceiros GEOfood, em 22 geoparques de 14 países.
Em Portugal a marca GEOfood tem vindo a ser trabalhada em conjunto pelos cinco geoparques mundiais da UNESCO, ou seja, Naturtejo, Arouca, Açores, Terras de Cavaleiros e Estrela, com o apoio do Turismo de Portugal, numa estratégia articulada de âmbito nacional.
O Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO juntou-se à marca em 2019, com a adesão de parceiros da restauração, alojamento e geoprodutos.

07/04/2021
 

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