Edição nº 1688 - 28 de abril de 2021

PPR FRUSTA EXPETATIVAS
USCB critica retirada do IC31 do Plano de Recuperação e Resiliência

A União dos Sindicatos de Castelo Branco (USCB) manifesta, em comunicado, o seu desagrado pelo facto da construção do Itinerário Complementar 31 (IC31) entre Castelo Branco e Monfortinho, e do Itinerário Complementar 6 ((IC6), entre Tábua e Folhosa, não constarem do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A USCB refere que “o Governo retirou do PRR a construção de importantes vias de comunicação para o Interior do País. Estamos a falar da construção do IC31 que ligará a A23 de Castelo Branco a Monfortinho, e também da construção do IC6 que, nesta fase, se limitava à ligação de Tábua a Folhadosa, ficando ainda de fora, já ficava a sua ligação à Covilhã. Acresce que todas a ligações que melhorariam as ligações de zonas do Interior ao Litoral foram retiradas do PRR. Ora, estas são velhas aspirações das populações e que, por isso, fazem parte do conjunto de reivindicações, propostas e medidas que a USCB/CGTP-IN desde sempre apresentou aos governos”.
É realçado que “estas más noticias vêm dar razão às nossas críticas sobre o PRR, já que Governo não o aproveitou para dar ao Interior aquilo que o Interior necessita e ainda lhe tira o pouco que lá tinha. O mesmo se passa com os outros programas nacionais e europeus, pois, como todos sabemos, são litoralizados e muito direcionados para as áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto. Veja-se o caso do apoio à mobilidade e ao financiamento dos passes sociais”.
Perante isto, é realçado que “não pondo em causa as boas intenções do senhor ministro Pedro Nuno Santos quando diz que esses empreendimentos irão avançar com financiamento nacional, queremos deixar muito claro que neste caso temos de recorrer ao velho ditado do ver para crer. É que não nos podemos esquecer que essas afirmações podem ser, legitimamente, lidas como a tentativa de calar as populações e os autarcas pois, este ano, há eleições Autárquicas; do esquecimento e discriminação a que o Interior tem sido votado; das reiteradas manobras para entravar a entrada em vigor da redução de 50 por cento no preço das portagens a partir de 1 de julho; que ainda recentemente, após a apresentação da versão preliminar do PRR, uma organização veio pôr em causa a construção do IC31, numa atitude ao retardador que mais parecia uma encomenda para preparar o terreno para a decisão agora tomada; que uma coisa é a vontade do senhor ministro das Infraestruturas e outra bem diferente pode ser a vontade do ministro das Finanças e do senhor Primeiro Ministro”.
A União dos Sindicatos sublinha ainda que “perante mais este atentado ao Interior do País, a Direção da USCB/CGTP-IN, ao mesmo tempo que manifesta o seu mais veemente protesto e repúdio por mais esta decisão do Governo, vem apelar às populações e aos autarcas para que se unam e reclamem a concretização de uma política que responda com seriedade aos graves problemas do Interior do País, onde o Distrito de Castelo Branco se insere”.

28/04/2021
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira
tituloNoticia
03/05
Canta LiberdadeCasa da Cultura da Sertã

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video