Edição nº 1690 - 12 de maio de 2021

ESTRATÉGICO PARA A REGIÃO CENTRO
CIMBB está unida na defesa do IC31

A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB), que integra Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão, afirma, em comunicado, que “tem acompanhado com expectativa a identificação da necessidade de construção do itinerário rodoviário IC31” e recorda que este “é um itinerário complementar planeado para ligar a autoestrada A23 à fronteira espanhola através das termas de Monfortinho. Esta via de comunicação considera-se estratégica para a Região Centro. A ligação potenciará o desenvolvimento das zonas económicas e de negócios desta região, permitindo o escoamento de produtos aqui produzidos com maior rapidez e menor custos de produção, assim como potenciará a necessidade de melhorias e novas ligações às áreas empresariais existentes e a criar numa lógica sub-regional integrada”.
Recorda também que “de acordo com o Governo, foi incorporado no Programa Nacional de Investimentos como prioridade e foi, também, incluído, numa primeira fase, no Plano de Recuperação e Resiliência”, para realçar que a CIMBB “entendeu que deveria reforçar a necessidade da inclusão do IC31 no PRR, tal como já tinha vertido essa necessidade junto da Comissão Coordenadora de Desenvolvimento Regional do Centro, no momento da elaboração da sua estratégia para a próxima década”.
A CIMBB revela, no entanto, que “somos surpreendidos com a retirada da construção do IC31 da versão entregue em Bruxelas do Plano de Recuperação e Resiliência, num retrocesso inaceitável que demonstra uma enorme insensibilidade para os problemas desta região, apenas justificada por uma visão preconceituosa e desfocada da realidade, que, infelizmente, parece dominar as instâncias europeias”.
Tal levou a que a CIMBB “não entenda esta opção e espera que o IC31 se torne uma realidade o mais rapidamente possível. Não podemos continuar a protelar as legítimas expectativas das nossas populações indefinidamente”.
Por isso a CIMBB apela para que “o Governo continue a assumir a construção do itinerário referido (IC31) como uma prioridade, solicitando o compromisso que tal vai acontecer, de facto, e a sua inscrição já no próximo exercício orçamental” e acrescenta que “no seguimento da Resolução do Conselho de Ministros Nº 46-A/2021, a CIMBB entende que o valor aí definido não corresponde ao investimento efetivamente necessário à implementação deste projeto rodoviário”.

12/05/2021
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira
tituloNoticia
03/05
Canta LiberdadeCasa da Cultura da Sertã

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video