Hospital de Castelo Branco recebe robô de desinfeção da União Europeia
A Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB) foi o primeiro hospital português a receber um robô esterilizador adquirido pela Comissão Europeia para desinfetar, ajudando assim a conter a propagação do coronavírus e de outros micro-organismos.
Os robôs são fornecidos pela empresa dinamarquesa UVD Robots e integram-se nos esforços da Comissão Europeia em instrumento de apoio de emergência, no sentido de fornecer equipamento útil e necessário aos Estados-Membros para ajudar a combater a pandemia.
Cerca de 200 hospitais públicos estão entre os primeiros a receber da Comissão Europeia os chamados robôs esterilizadores, que são dispositivos que combinam duas tecnologias conhecidas, nomeadamente a radiação ultravioleta e robótica.
O robô UVD desinfeta contra vírus e bactérias em superfícies e no ar, reduzindo a transmissão de doenças ao eliminar 99,99 por cento das bactérias e microrganismos existentes no interior de um quarto de paciente, em 10 minutos. De acordo com um responsável da empresa Blue Ocean Robotics, “este robô só precisa de cerca de 10 minutos para esterilizar um quarto de hospital, o que é uma grande vantagem nos processos de desinfeção e esterilização dos espaços”.
Claus Risager, diretor executivo (CEO) da Blue Ocean Robotics, controladora da UVD Robots, afirma que “ajudamos na luta contra a disseminação do COVID-19, enquanto também fortalecemos a prevenção em geral contra infeções adquiridas em hospitais” e acrescenta que “com este pedido, vamos ajudar ainda mais a proteger os profissionais de saúde, pacientes e familiares num momento tão crítico”.