António Tavares
Editorial
Castelo Branco tem vindo a ganhar, quer pela mão da Câmara, quer da Junta de Freguesia de Castelo Branco, várias obras de arte pública, nomeadamente murais, que estão a dar outra cor à cidade e a valorizá-la.
A mais recente, da autoria de Bordalo II, nome artístico de Artur Bordalo, pode agora ser vista na Rua Poeta João Roiz, mais concretamente numa das paredes do Terminal Rodoviário de Castelo Branco.
Intitulada Ouriço a obra de arte chama a atenção em qualquer momento do dia, quer pela sua localização, quer pela cor e pelo trabalho em si. Mas é à noite que ganha ainda mais destaque, uma vez que se trata de uma obra que tem luz própria.
Por tudo isto, Ouriço é um dos novos cartões de visita de Castelo Branco, por se localizar numa rua central da cidade, com a particularidade de ser visto por quem chega à cidade de comboio ou de autocarro.
Refira-se que Bordalo II é reconhecido nacional, mas principalmente internacionalmente, pela sua obra, devido aos seus Big Trash Animals, que são figuras de animais que replica, com rigor científico, mas utilizando lixo como material para a sua composição.
Um artista que com Ouriço não faz a sua estreia no Concelho de Castelo Branco, pois desde 2016, que na Rua Sanches Semedo, em Alcains, pode ser apreciada a obra Grifo.
Mas, voltando à arte urbana em Castelo Branco, é de reiterar que a cidade possui já aquele que pode ser considerado um mini-roteiro que merece ser visitado e apreciado, por exemplo numa destas quentes noites de verão.