Os deputados municipais do MAIS OLEIROS
O caçador da mentira perdida ou a missão impossível de Fernando Jorge
Não vamos falar de política. Vamos falar de gente que está na política. São coisas diferentes e ainda bem.
No passado dia 25 de junho reuniu a Assembleia Municipal de Oleiros. Sugerimos aos leitores que ouçam a gravação (disponível no portal do município), não vá alguém pensar que inventamos factos.
O grupo municipal da oposição apresentou um documento com votos de louvor a diversas empresas do concelho. No final do documento, expunha a contradição do executivo do PSD por felicitar agora uma empresa que, há tempos, viera à Assembleia criticar a falta de apoio deste mesmo executivo.
A coisa parecia inofensiva, mas o presidente da Câmara, Dr. Fernando Jorge, não achou graça. Não pelo conteúdo político, mas porque aquele documento tinha, nas palavras do autarca, “UMA MENTIRA ENCICLOPÉDICA!”.
As tentativas para lhe demonstrar que não havia qualquer falsidade no texto, foram infrutíferas. O Dr. Fernando Jorge repetia que se tratava de uma grande mentira. Leu o papel em voz alta e, infelizmente para ele, foi percebendo que, afinal, não havia lá nenhuma mentira. O facto descrito (a vinda da empresa à Assembleia) era verdade e não havia qualquer referência aos apoios do município ou à falta deles. Terminou? Não!
Numa espécie de segundo assalto, o Dr. Fernando Jorge encontrou outra “mentira”. “Agora é que é!”, terá pensado e disparou mais ou menos assim: “Onde é que o Município felicitou a empresa?” “Diz aqui que a felicitámos, mas têm de o provar.” “Isso é uma grande falsidade!”
Nesta fase, o autarca de Oleiros só queria que a Câmara não se tivesse associado às felicitações, mas voltou a ter azar. A internet é uma metediça e permitiu mostrar-lhe, em plena reunião, que o portal do “seu” município afinal tinha publicado a notícia no final de maio. Outra “mentira” por água abaixo…
Por esta altura, talvez fosse avisado parar, respirar, perceber o que se passava e assumir que se enganara na análise aos factos. Mas não. A coisa prosseguiu em jeito de terceiro assalto.
Mais ou menos com estas palavras, o Dr. Fernando Jorge perguntou: “Então e onde é que está a felicitação? Uma notícia não é uma felicitação!”
Foi-lhe explicado que um texto sobre seis empresas do concelho que conseguiram ser PME Líder 2020 ou PME Excelência 2020, publicado no site da Câmara, só poderia, e bem, ser uma felicitação.
Que não. “Isso não é felicitação nenhuma!” Na sua opinião, nós estávamos a dizer mais uma mentira… O problema para a narrativa do autarca é que, no portal da Câmara Municipal de Oleiros, está escrito: “O MUNICÍPIO DE OLEIROS FELICITA AS EMPRESAS DO CONCELHO DISTINGUIDAS”.
Acabou? Cremos que não.
Pensamos que o Dr. Fernando Jorge, talvez por conviver mal com as verdades, mesmo depois de as ler e reler nos documentos, vai mexer os cordelinhos e tentar descobrir aquela “mentira” que tanto gostava de encontrar. Cheira-nos a “Missão Impossível”, Dr. Fernando Jorge.
Permita-nos um conselho: As suas mentiras e as tentativas para as colocar na nossa boca, chegam a ser ridículas e não o enobrecem a si, nem à assembleia, nem ao concelho. Faça um esforço para perceber que não precisamos de mentir. Bem sabemos que as verdades lhe doem muito, mas os factos não mentem. A nós, o que nos dói é ter uma pessoa assim a presidir à Câmara Municipal do nosso concelho. Oleiros merece um cidadão melhor e, por conseguinte, um político melhor.
Os deputados municipais do MAIS OLEIROS