NA ERMIDA DE SANTA APOLÓNIA, EM ALCAINS
Alma Azul apresenta Silêncio
A Alma Azul apresenta, no próximo domingo, 29 de agosto, na Ermida de Santa Apolónia, em Alcains, a partir das nove horas, o livro Silêncio – Os pássaros leem em voz alta, uma edição da Maratona de Leitura da Sertã 2021.
Esta é a primeira atividade da Feira do Livro On-Line que a Alma Azul dinamiza desde Alcains para todo o País, e que terá um horário e exposição presencial na sede da editora, na Avenida 12 de novembro, em Alcains, mas também 22 livros selecionados, em banca, na Ermida de Santa Apolónia, nos dias das atividades culturais.
A Feira do Livro Alma Azul realiza-se de 27 de agosto a 12 de setembro e terá como programa cultural duas apresentações de livros e um Encontro de Cidadania Participativa em Alcains.
A Feira realiza-se no mesmo período que a de Lisboa, onde a Alma Azul estará presente no Pavilhão da Editora Livros de Bordo; e na do Porto, onde a produtora de Alcains também participa através de uma parceria com a Editora Exclamação.
A primeira atividade a decorrer em Alcains é a apresentação de um livro singular Silêncio – Os pássaros leem em voz alta, numa ideia original de Mafalda Milhões, com fotografia de Cecília Oliveira e o pensamento de Maurício Corrêa Leite.
É em redor do discurso ambiental e artístico do brasileiro Maurício Corrêa Leite e dos seus pássaros em buriti, que marcam a busca de uma Casa Comum, um lugar feito de água, ar, terra e fogo, onde as matas e os bichos dialogam e coexistem em equilíbrio.
O livro é pontuado pelas imagens de alguns brinquedos que Maurício Côrrea Leite coleciona; e é o colecionador-pedagogo que conta no livro como o projeto nasceu: “A vontade de ver mundo, de estudar e ganhar asas, levou-me para a cidade grande pa-ra estudar Teatro e Arte-educação. Fiz teatro infantil, de bonecos e de sombras. Estudei na Escolinha de Arte do Brasil educação através da arte, trabalhei em várias linguagens, artes plásticas, cinema, fotografia, expressão corporal, e um dia cheguei ao livro. Nicolau tinha uma ideia, de Ruth Rocha, foi o primeiro livro que comprei para ler aos meus alunos; depois Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque… Hoje, trago pássaros no peito e encantam-me os saberes manuais, o poder de transformar em belas-artes elementos tão simples como o pecíolo da palmeira buriti. Um talo de palmeira, faca de cozinha e um pouco de cor transformados em arte”.
É sobre este projeto que integrou o tema Palavra ao Planeta da Maratona de Leitura da Sertã em 2021, que acolhe ainda neste livro-álbum textos de Adolfo Luxúria Canibal, Gonçalo M. Tavares, Afonso Cruz, Ruy Belo, Alberto Caeiro, Eduardo Galeano, Vasco Gato, Daniel Faria, entre muitos outros autores, que se dinamizará a Conversa Aberta e Informal, no próximo domingo, 29 de agosto, em Alcains.
De referir, ainda que a Feira do Livro e a sua programação cultural integram o Programa Do verão ao outono – Alma Azul em Alcains, com que a produtora de atividades culturais assinala os 50 Anos da Vila de Alcains (1971-2021).