Edição nº 1715 - 10 de novembro de 2021

Junta de Freguesia dá voz aos cidadãos

A Junta de Freguesia de Castelo Branco dinamizou, dia 2 de novembro, na Fábrica da Criatividade, em Castelo Branco, a iniciativa Voz da Cidadania. Uma sessão aberta à intervenção dos cidadãos Albicastrenses para apresentação de problemas, sugestões e desafios que pudessem contribuir para o enriquecimento do programa de ação do executivo da Freguesia.
Durante mais de hora e meia foi possível assistir a 14 intervenções, nas quais foram abordadas questões de caráter global mais focadas nas infraestruturas comunitárias e também a questões de caráter mais específico, onde foi dominante a preocupação com o ambiente, o urbanismo e o associativismo.
A encerrar a sessão o presidente da Junta, José Dias Pires, mostrou-se muito agradado com a iniciativa comprometendo-se, em nome do executivo, a ter em conta as propostas que sendo mais prementes e exequíveis, podem enquadrar-se no programa de ação que a equipa que dirige apresentará muito brevemente.
José Dias Pires referiu ainda que esta iniciativa terá continuidade e realizar-se-á, pelo menos, duas vezes por ano.
Uma das participantes da sessão foi a Coligação Democrática Unitária (CDU), que na sua intervenção apresentou três propostas.
A primeira passa pela “uniformização toponímia dos nomes das ruas da cidade, considerando que já está na altura de se fazer uma reforma nas placas com os nomes das ruas da cidade, como já está a acontecer noutras localidades”, acrescenta que “os nomes das ruas dizem muito da história, da cultura e da essência da cidade, por isso merecem uma especial atenção” e conclui que “muitas placas devem ser substituídas por se encontrarem muito degradadas e devem ter o mínimo de informação acerca da personalidade.
A segunda proposta tem a ver com a Zona Histórica de Castelo Branco, para a qual defende “um plano estratégico de requalificação e espera que a Câmara avance, o quanto antes”, sublinhando que “é consensual que está muito degradada (Zona Histórica) e não é nada atrativa”. Por isso considera que “são necessárias medidas a longo prazo, mas há algumas urgentes que a Junta de Freguesia deve realizar, como o reforço da limpeza, no tratamento de jardins e tomar medidas para que se retirem os fios inutilizados pendurados pelas ruas e casas”.
A terceira e última proposta refere-se ao “estacionamento na zona envolvente à Escola Cidade de Castelo, no Bairro Ribeiro das Perdizes, onde há boas condições para isso, nomeadamente na Rua das Flores e no antigo Bairro do Grilo que foi demolido há meia dúzia de anos e que continua inutilizado”.

10/11/2021
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
08/10 a 02/11
ImpressõesCine-Teatro Avenida, Castelo Branco
29/10 a 31/10
Do Papel à LetraMuseu do Canteiro, Alcains
29/10 a 01/11
Membranas MutáveisCastra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
tituloNoticia
31/10 a 02/11
Galeria dos SustosCentro Cívico de Castelo Branco
01/11
03/11 a 07/11
11/11

Gala Troféus Gazeta Atletismo 2024

Castelo Branco nos Açores

Video