PARA DESCANSAR E VIAJAR FORA DAS FÉRIAS
Os feriados, os fins de semana prolongados e as pontes de 2022
O ano de 2022, como acontece todos os anos, começa com um feriado, no dia 1 de janeiro. Mas, ao todo, 2022 terá qualquer coisa como 13 feriados, entre obrigatórios, civis e religiosos, bem como o da terça-feira de Carnaval, que é facultativo, uma vez que para muitos trabalhadores esse dia não é tido como feriado, embora em algumas profissões o seja.
Dito isto, em 2022 os Portugueses terão quatro fins de semana prolongados e têm a possibilidade de fazer seis pontes.
Depois do feriado do primeiro dia do ano há que esperar até ao Carnaval, a 1 de março pelo segundo que, tal como já foi referido não é obrigatório. De qualquer modo, para quem o puder gozar tem também aí a primeira hipótese de fazer uma ponte e ter um fim de semana de quatro dias.
O primeiro fim de semana prolongado de três dias chega a 15 de abril, com a celebração da Sexta-Feira Santa. Um fim de semana que terá outro feriado, o de dia 17 de abril, Domingo de Páscoa.
Ainda em abril, há o 25 de Abril, que comemora o 48.º aniversário da Revolução dos Cravos e que é numa segunda-feira, permitindo o segundo fim de semana prolongado.
O Dia do Trabalhador, 1 de maio, é num domingo.
Já o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, 10 de Junho, é numa sexta-feira e abre portas para o terceiro fim de semana prolongado de três dias.
Logo a seguir, dia 16 de junho, comemora-se o feriado do Corpo de Deus. É numa quinta-feira, pelo que permite fazer uma ponte e ter um fim de semana prolongado de quatro dias.
Em agosto haverá mais um fim de semana prolongado, com o dia 15, que assinala a Assunção de Nossa Senhora e calha numa segunda-feira.
O 5 de outubro, Dia da Implantação da República, é numa quarta-feira, ou seja, a meio da semana. Por isso, abre a possibilidade fazer uma de duas pontes de cinco dias, ou umas miniférias de nove dias. Com dois dias de férias, a 3 e 4, há a possibilidade de um a ponte de cinco dias, o mesmo acontecendo se os dois dias de férias gastos forem a 6 e 7, ou poderá ainda por optar pelo gozo de quatro dias de férias e ficar a descansar de 1 a 9 de outubro.
A possibilidade de uma nova ponte, de quatro dias, surge em novembro. Como o Dia de Todos-os-Santos, a 1 de novembro, é numa terça-feira, basta um dia de férias, para ficar quatro em casa.
No último mês do ano, dezembro, são possíveis duas pontes de quatro dias, pois tanto a celebração da Restauração da Independência, dia 1, como da Imaculada Conceição, dia 8, calham numa quinta-feira.
Há ainda o dia de Natal, a 25 de dezembro, mas calha num domingo.
António Tavares