Edição nº 1733 - 16 de março de 2022

Herbário de José Guardado Moreira

Herbário é o livro da autoria de José Guardado Moreira, que a Porto Editora acaba de publicar. Este é o 20.º volume da coleção de poesia Elogio da Sombra, coordenada por Valter Hugo Mãe.
Valter Hugo Mãe escreve que “esta é uma escuta da terra, exercício telúrico que coloca o humano diante do advento imparável, paulatino e culto, da Natureza.
José Guardado Moreira foi sempre poeta de detalhe subtil, atento, feito de uma delicadeza que lhe confere uma especial condição que eu diria ser marcada pelo gentil e pela inteligência de reparar.
Este Herbário é mais do que elogio ao funcionamento poderoso das coisas naturais, é uma aspiração à harmonia, à inclusão do humano nesse universo do qual, por prepotência suicida, tantas vezes tendemos a querer vermo-nos excluídos. Não creio que seja por força nostálgica que se escreve assim. É, acima de tudo, resistência. Uma lucidez que reclama para a grandeza de existir a completude que só é possível através do respeito pelos ciclos fundamentais da vida”.
José Guardado Moreira, que nasceu em Castelo Branco, em 1952, é licenciado em Antropologia e colabora há quatro décadas com a imprensa nacional, escrevendo sobre livros. É autor de oito livros de poesia (entre os quais se inclui Herbário) e, em 1985, recebeu o Prémio de Teatro da APE/Rádio Comercial.

16/03/2022
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
02/08 a 26/10
Barro e AlmaMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
02/10 a 22/10
Aguarda ReferendoFundão e Castelo Branco
08/10 a 02/11
ImpressõesCine-Teatro Avenida, Castelo Branco

Gala Troféus Gazeta Atletismo 2024

Castelo Branco nos Açores

Video