Filme de animação coproduzido no Concelho de Ródão vence dois prémios no Festival de Annecy
O filme de animação Interdito a Cães e Italianos, coproduzido pela Ocidental Filmes, sedeada no Concelho de Vila Velha de Ródão, venceu dois prémios no Festival de Annecy, o mais importante evento mundial do cinema de animação.
Vencedora do Prix du Jury e do Prix Fondation GAN à la Diffusion, a longa-metragem de animação em stop-motion é realizada por Alain Ughetto e resulta de uma coprodução internacional que envolveu nove coprodutores de cinco países, que são França, Itália, Suíça, Bélgica e Portugal. Além de participar nas equipas de animação e compositing, a Ocidental Filmes foi responsável pela montagem e misturas de som, realizadas nos seus estúdios em Gavião de Ródão.
Interdito a Cães e Italianos é um documentário em animação, que segue o périplo de Luigi Ughetto, avô do realizador, que deixa Itália para descobrir La Merica, a terra fabulosa onde os dólares crescem nas árvores. Uma comovente história de família, aventura e emigração, que tem como pano de fundo a Itália na primeira metade do Século XX.