Edição nº 1735 - 30 de março de 2022

António Tavares
Editorial

A Saúde está em alta na Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB).
Primeiro, porque o Serviço de Investigação, Formação e Ensino (SIFE) da ULSCB acaba de ser acreditado pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) para ministrar formações em Emergência Médica, na valência de Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa (SBVDAE).
Em segundo lugar, porque a Unidade de Hospitalização Domiciliária da ULSCB acaba de comemorar o terceiro aniversário.
Estes são dois motivos para a ULSCB se sentir orgulhosa pela missão que desempenha, mas, mais que isso, são motivos de satisfação para a população, porque significam mais e melhores serviços, ainda por cima no Interior do País, onde os cuidados de saúde têm uma responsabilidade acrescida, pelo facto de grande parte da população ser idosa.
Mas há mais, tudo, porque no primeiro caso, a acreditação do INEM prova que também no Interior a formação de qualidade, numa área tão sensível como a saúde. É uma realidade.
Já quanto à Hospitalização Domiciliária, tem dois aspetos positivos. Desde logo, porque através desta unidade é possível libertar espaço para internamento, aumentando a oferta de camas para casos mais graves. Depois, porque há que reconhecer que a Hospitalização Domiciliária é uma mais valia para os doentes que, assim, podem recuperar em casa, no seu meio, o que psicologicamente tem um grande efeito, contribuindo para uma recuperação mais rápida.
Haja saúde.

30/03/2022
 

Em Agenda

 
Não existem registos a listar!

Gala Troféus Gazeta Atletismo 2024

Castelo Branco nos Açores

Video