Edição nº 1749 - 6 de julho de 2022

Idanha recebe I Fórum dos Gabinetes de Apoio aos Emigrantes

Idanha-a-Nova foi o município escolhido para acolher o I Fórum dos Gabinetes de Apoio aos Emigrantes e ao Investimento da Diáspora, que se realizou dia 22 de junho e contou com a participação de representantes de câmaras, comunidades intermunicipais, regiões autónomas, associações empresariais e de desenvolvimento de todo o País.
Na abertura do Fórum, o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, explicou a escolha, ao afirmar que “não é por acaso que decidimos fazer este evento em Idanha: é um bom exemplo de um município que, mesmo num contexto de interioridade, não se resigna e não desiste das pessoas nem do território. Idanha encontrou caminhos de desenvolvimento ao pegar em projetos inovadores e diferenciadores que potenciam a identidade e a herança do território. É o caso do selo de Cidade Criativa da UNESCO na área da Música, da criação da Bio-Região, dos projetos na área da educação, da saúde e do ambiente para atrair mais pessoas e investimento”.
O Fórum decorreu no Centro Cultural Raiano com a formalização da Rede de Apoio ao Investidor da Diáspora, que envolve mais de 300 aderentes, incluindo a Câmara de Idanha-a-Nova. Uma rede que permitirá aos municípios “reforçar o envolvimento das comunidades portuguesas nas suas estratégias” para terem “mais pessoas, mais investimento, mais coesão e mais internacionalização”, afirmou Paulo Cafôfo.
O presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, apresentou ao país a estratégia de desenvolvimento do município e realçou que “os números oficiais revelam que Idanha tem hoje fluxos migratórios positivos, pois são mais os que entram do que os que saem do Concelho, está a captar investimento, a fixar população e a abrir escolas. O resultado é que vamos receber um prémio por sermos o município com menos de 10 mil habitantes que mais cresceu no País, em áreas como a captação de investimento, a atração de turistas e visitantes, e sobretudo, na qualidade de vida dos cidadãos”.
No encerramento dos trabalhos a secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, apresentou as medidas e ferramentas que estão disponíveis para famílias e empresas que pretendam residir ou investir em Portugal e, em particular, nas regiões do Interior.

06/07/2022
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco
02/08 a 26/10
Barro e AlmaMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
06/08 a 14/09
O Vestido da minha vidaGaleria Municipal de Oleiros
06/08 a 30/08
Quando a Luz do Teu Corpo Me CegaSociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video