Edição nº 1752 - 27 de julho de 2022

VAI CHEGAR A CERCA DE 500 HABITAÇÕES
Famílias e empresas de Ródão recebem gás natural

A Beiragás, uma empresa do grupo GGND, e a Câmara de Vila Velha de Ródão assinalaram a chegada da rede de distribuição de gás natural ao núcleo urbano da sede do Concelho, que permitirá abastecer cerca de 500 habitações, assim como estabelecimentos comerciais e industriais de pequena e média dimensão que, até agora, não tinham à disposição esta solução energética.
Depois do abastecimento, em 2009, às grandes indústrias, e aproveitando parte da infraestrutura existente, as famílias e um número mais alargado de empresas de Vila Velha de Ródão passam a poder ter acesso a uma fonte de energia mais económica, cómoda, segura e amiga do ambiente.
A instalação desta rede contribui para acelerar a descarbonização da economia da região, pois, além da redução de emissões de CO2 que o gás natural permite face às soluções utilizadas atualmente no Concelho, a nova rede está preparada para receber gases renováveis, como o biometano e o hidrogénio.
A rede de distribuição de gás natural em Vila Velha de Ródão iniciou-se com o abastecimento aos grandes clientes industriais do Concelho, contribuindo de forma decisiva para o desenvolvimento da Zona Industrial de Vila Velha de Ródão.
Atualmente, as quatro grandes indústrias do concelho são responsáveis por um consumo médio de 24 milhões m3/ano, constituindo-se como o principal polo de fornecimento da Beiragás.
Com o alargamento da cobertura de rede da Beiragás à malha urbana da sede do Concelho, a empresa passa a abastecer 15 dos 59 concelhos da sua área de concessão.
O investimento global no projeto até 2021 foi de cerca 1,5 milhões de euros, aos quais se somará mais um milhão de euros até 2027. Ao aproveitar a infraestrutura já existente, foi possível maximizar a utilização dos investimentos feitos anteriormente, tornando-os mais eficientes.
Para o presidente da Câmara de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira, “este investimento é um passo muito significativo para as famílias de Vila Velha de Ródão permitindo-lhes aceder a uma rede mais amiga do ambiente e com todo o conforto que lhe é inerente. Para as empresas de pequena e média dimensão é também uma excelente oportunidade que vem reforçar e contribuir para um incremento na competitividade, dotando-os de uma solução energética que não dispunham até esta data”.
Por seu lado, o presidente da Comissão Executiva da GGND, Gabriel Sousa, sublinhou que este projeto “traz um enorme benefício para as pequenas e médias empresas e famílias, do ponto de vista económico e ambiental, dando-lhes a oportunidade de usufruir agora de gás natural e, no futuro, de gases renováveis através da mesma rede instalada. Desta forma, contribuímos para trazer competitividade ao Interior do País, promovendo a coesão territorial e preparando o País para o futuro das energias renováveis”.

27/07/2022
 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video