Nas Bancas à 4ª feira
Facebook
 

Edição:

| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

Edição nº 1758 - 14 de setembro de 2022

APOIADO PELO PROGRAMA EUROPA CRIATIVA
Videojogo Valete Vos Viatores leva à descoberta de Idanha-a-Velha

Valete Vos Viatores é o videojogo que leva os jogadores à descobrir a cidade romana de Civitas Igaeditanorum, que é a atual Aldeia Histórica de Idanha-a-Velha, no Concelho de Idanha-a-Nova.
Desenvolvido pelo estúdio Trahelium, o videojogo põe os jogadores no papel de um aprendiz de epigrafista que viaja de Roma até ao extremo ocidental do Império Romano, Idanha-a-Velha.
É uma oportunidade para o jogador vivenciar o período romano e reconstruir diversos cenários da Antiguidade, a partir do registo arqueológico.
Depois de deixar Roma, o artesão viaja pelo Império Romano até que chega à Civitas Igaeditanorum, onde o esperam várias missões e completa a sua especialização na criação de epígrafes.
O videojogo foi desenvolvido no âmbito do projeto Valete Vos Viatores, apoiado pelo Programa Europa Criativa, que recorre a uma abordagem inovadora para cruzar história, audiovisuais e novas tecnologias e, assim, aproximar os mais jovens do conhecimento do mundo romano.
O projeto é uma parceria entre a Universidad de Navarra, de Espanha; a Universidade de Coimbra, de Portugal; a La Sapienza Roma Universita, de Itália, e a Université Bordeaux Montaigne, de França; o Museo Nazionale Romano e a Câmara de Idanha-a-Nova.
De acordo com a National Geographic Espanha, que destacou recentemente o projeto, o Valete Vos Viatores assume três dimensões. Por um lado, funcionará como museu virtual, transformando as inscrições romanas em modelos 3D interativos que permitem a consulta remota. Por outro lado, através do videojogo tornará mais acessíveis as disciplinas de História Antiga e Epigrafia. Por fim, a terceira dimensão do projeto é criar uma série documental protagonizada por um estudante de Arqueologia que viaja por vários pontos históricos do Império Romano.
O jogo Valete Vos Viatores está disponível na plataforma Steam.

14/09/2022
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
23/03 a 26/05
No Fundo do PratoMuseu do Canteiro, Alcains
11/04 a 02/06
Murais Artísticos de abril Centro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova
tituloNoticia
22/04 a 26/04
25 Abris em LiberdadeSede do Váatão, em Castelo Branco
25/04
The Halfzeimers, A Stone in Your Shoe e Contas & OssosPandemónio Bar, na Praça de Camões, Castelo Branco
27/04
TaxiCine-Teatro Avenida, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video