Crianças do João de Deus fazem Festinha de Natal
Olá, somos as crianças do Jardim-Escola João de Deus de Castelo Branco, e este ano letivo resolvemos sermos nós a descrever a nossa Festinha de Natal. Festejou-se no dia 7 de dezembro pelas 15 horas no Cine-Teatro Avenida, e foi um êxito!!!
Nós crianças estávamos contentíssimas e a nossa família de lágrima no olho!
Afinal, é a primeira ao fim de uma pandemia que parece não querer desaparecer e deixar-nos viver…
Iniciou-se com duas canções: o Hino de Portugal, a Portuguesa.
Foi emocionante, ver os nossos familiares todos de pé, com a mão no peito tal como nós, e acompanharem, pois, a letra era projetada.
Foi emocionante para nós, pois até as crianças da creche do um ano de idade estiveram no palco ao colo das mamãs.
Seguiu-se o hino da nossa instituição, da nossa segunda casa, as canções do Inglês e por fim a atuação das nossas bailarinas com uma Dança de Natal, com as meninas desde os três até aos nove anos.
No final o espetáculo começou: nós as mais crescidas, as crianças do 1.º Ciclo estivemos sempre em palco a cantar, fomos o coração da nossa pecinha natalícia: Esta é a história do primeiro Natal.
As nossas canções foram: Noite Feliz, Natal de Elvas, Truz,truz,truz, Natal de Évora, Brilha, brilha, Entrai Pastores, entrai…, Os três Reis, Toca o Sino pequenino, Parabéns a Jesus e, por fim, À volta do Pinheiro.
O nosso Presépio também esteve sempre em palco, composto pela Nossa Senhora que era do Bibe Encarnado (quatro anos), o São José do Bibe Azul (cinco anos) e o Menino Jesus da Creche (uma menina de um ano) e tinha muitas luzinhas branquinhas à sua volta para ficar iluminado. O nosso Presépio fez as delícias de todos os presentes, conseguindo arrancar muitos suspiros!
Ao longo do conto, os narradores (nós que fomos gravados a ler) iam descrevendo as cenas, as quais eram ilustradas pelas nossas canções e grupos da Creche e Pré-Escolar.
À medida que decorria, as cenas do nosso ensaio que decorreu dentro do nosso Jardim-Escola iam sendo projetadas ilustrando assim o conto. E acreditem, as famílias ficaram de lagriminha no olho…
Os pastorinhos, que foram deixar ao Menino Jesus as suas oferendas foram as crianças do Bibe Encarnado (quatro anos).
Os Reis Magos, as crianças do Bibe Azul (cinco anos), havendo três reis que se destacaram: Belchior, Gaspar e Baltazar, e que também deixaram no Presépio as suas oferendas.
Os anjos que foram adorar o Menino Jesus foram as crianças do Bibe Amarelo (três anos), e as estrelinhas que além de adorarem o Menino Jesus deram luz naquela noite, foram as crianças do Bibe Verde Alface (dois anos).
Desta forma a nossa festinha chegou ao fim, recebendo muitos aplausos e vivas!!!
Já contámos, agora resta-nos desejar um Santo Natal e, que os sonhos mais importantes sejam o dia-a-dia de 2023.
Nesta pequenina divulgação, esperamos ter contribuído, como a nossa diretora, costuma dizer-nos que nós lhe oferecemos o seguinte: “Não acrescentamos dias à sua vida, mas vida aos seus dias”!