Edição nº 1774 - 4 de janeiro de 2023

DESDE SEGUNDA-FEIRA, 2 DE JANEIRO
ULSCB tem 30 novos médicos internos

A Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB) realizou, na passada segunda-feira, 2 de janeiro, a receção aos novos médicos internos. Ao todo são 30 novos médicos internos, dos quais 20 da Formação Geral e 10 da Formação Especializada.
A ULSCB realça que “o internato médico é uma força vital para a saúde da nossa comunidade, tendo a instituição idoneidade formativa para Cirurgia Geral, Gastroenterologia, Medicina Interna, Medicina Intensiva, Nefrologia, Patologia Clínica, Psiquiatria e Medicina Geral e Familiar” e acrescenta que “ao longo dos anos este é um caminho reforçado pelo crescente número de internos na ULSCB, havendo atualmente 29 médicos internos hospitalares, 19 nos Cuidados de Saúde Primários e 20 na Formação Geral, mas também pela conquista recente de novas idoneidades sendo exemplo a Medicina Intensiva e Psiquiatria”.
Na cerimónia, o presidente da Conselho de Administração da ULSCB, José Nunes, realçou que “para nós este é um dia muito importante, por termos aqui pessoas novas que estão a fazer a sua formação na área da Medicina” e sublinhou que ao escolherem a ULSCB “fizeram uma boa opção, porque a nossa instituição tem um prestígio muito grande e tem especialistas”, para garantir que “aqui vão adquirir competências”.
José Nunes reforçou que “a ULSCB sente-se orgulhosa por esta escolha” e assegurou que “queremos e faremos tudo para a formação, pelo que irão aqui adquirir competências ímpares”.
Noutra perspetiva afirmou que “também queria que se identificassem com a nossa instituição”, aproveitando para reforçar que “temos condições muito boas, Apesar de ser um hospital com 40 anos, temos adquirido equipamentos, tecnologias”, não deixando de frisar que “o Conselho de Administração está empenhado em dar as melhores condições para aqui adquirirem competências”.
José Nunes destacou também que “necessitamos de muito de novos médicos na ULSCB, para satisfazer as carências, mas também para reforçar o corpo clínico”, aproveitando esta posição para deixar um convite para que estes novos médicos “fiquem no Hospital Amato Lusitano (HAL), na ULSCB”.
Presente da receção, o presidente da Câmara de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, começou por afirmar que “acolhemos hoje um conjunto de jovens que iniciam mais uma fase da sua formação”, para assegurar que “o HAL e a ULSCB tem condições muito boas, como resultado no investimento realizado nos últimos anos”.
Tal como José Nunes, Leopoldo Rodrigues também deixou o “desafio” para estes novos médicos ficarem em Castelo Branco após o internato, ao expressar o desejo que “este internato seja frutuoso e que no final dele possamos contar convosco em Castelo Branco”.
Por seu lado, a diretora clínica, Eugénia André, fez questão de informar os novos médicos que “ser médico não é uma profissão qualquer. É uma profissão que requer altruísmo, respeito pelos outros”, deixando igualmente claro que “um hospital não é feito de paredes. É feito de pessoas”.
António Tavares

04/01/2023
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video